Procurando ajudar empreendedores na fase crítica da pandemia, o especialista em marketing digital Alberto Castro encontrou uma maneira rápida de socorrer amigos que estavam à deriva: ensinando estratégias para que eles próprios encontrassem o meio de gerar vendas e atrair clientes no mundo digital. As dicas sobre gestão de tráfego acabaram virando uma mentoria estruturada. Há um ano nasceu a Escola de Leads, empresa que atualmente prepara pessoas e equipes interessadas em dominar o tráfego pago na Internet. Junto com Tiago Lucena, atendem desde pequenos empreendedores a empresas tradicionais do comércio e de serviços de Natal até grandes instituições como a Federação das Indústrias do RN – FIERN.
Para difundir as experiências desse universo repleto de possibilidades, a dupla da Leads realiza um grande evento no feriado de 7 de Setembro, no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira. Em alusão à data, o encontro foi batizado de “Dia da Sua Independência” e contará com palestras sobre diversos temas: “Estratégias de anúncios digitais” (com os mentores Alberto Castro e Tiago Lucena); “Conexões e Comunicação (com o jornalista e apresentador Léo Souza, criador do Rota); “Conteúdo Viral” (Com o humorista e influenciador Tiago Dionísio); “Empreendedorismo e Fórum de Negócios” (com o jornalista Jean Valério) e “Como ter resiliência em tempos difíceis” (com o empresário da Loucos por Coxinhas, Pablo Farias).
NA REDE, MAS COM ESTRATÉGIA
Dominar o mercado digital de tráfego pago não é como uma receita de bolo padrão. É uma combinação entre estratégia e criatividade, dentro da essência de cada um. Ou seja, desbravar o ambiente e encontrar a trilha pelo caminho. “A ideia é mostrar essas estratégias de tráfego dos anúncios digitais para que o próprio cliente encontre nessas ferramentas novas ideias para dobrar o faturamento, captar e converter”, explica Alberto Castro, que estuda o universo digital desde os primórdios das redes sociais.
Goiano de nascimento, Alberto mora em Natal há mais de 20 anos, com passagens pelos segmentos de eventos e arquitetura através da OKKA Interiores, empresa de sua família. “Depois que meu pai faleceu assumi a OKKA, mas sempre cuidando também dessa parte digital. Há 15 anos trabalho com estratégia digital e mercado pago quando ainda existia só o Orkut. Depois o braço de automação nas redes Instagram, Twitter”, relembra. No começo da pandemia, depois de uma entrevista que deu para TV falando em redes sociais, começou a chover telefonemas de amigos pedindo dicas. “Eu fazia a gestão por telefone, de graça, pois a vida na pandemia estava desesperadora. Um ano depois transformei esse trabalho de assessoramento em escola”.
Atualmente, a Escola de Leads realiza mentorias presenciais e no meio online, atuando também no mercado internacional através de Portugal. Em Natal, muitos empreendedores individuais ou diretores de empresas já participaram de mentorias da Leads.