SELO BLOG FM (4)

Escola Cívico-Militar Municipal Prof. Veríssimo de Melo recebe visita dos representantes dos Ministérios da Educação e da Defesa

FOTO: ADROVANDO CLARO

A Escola Cívico-Militar Municipal Professor Veríssimo de Melo recebeu nessa quinta-feira (29), a comitiva do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), composta por integrantes do Ministério da Educação e do Ministério da Defesa. Durante a visita técnica, a comitiva, conheceu o espaço físico da unidade de ensino e conversou com os diretores e funcionários.

A equipe que visitou a escola cívico-militar é composta pelo diretor de Políticas para as Escolas Cívico-Militares do Ministério da Educação, Gilson Passos, o diretor do Departamento de Pessoal do Ministério da Defesa, Herval Lacerda, os coordenadores regionais das Escolas Cívico-Militares, coronel Júlio César Pontes, e Luiz Carlos de Souza Ávila, e o coordenador Nacional do Pecim, capitão de mar e guerra João Carlos Küster Maia. Além da reunião com os gestores, a comitiva também se reuniu com os militares-monitores que já atuam no ambiente escolar desde 17 de julho deste ano. 

Em Natal, ao todo, foram designados 17 militares para cumprir o trabalho proposto pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, sendo 14 suboficiais e sargentos das três forças armadas, exercendo funções de monitores, e um grupo de três oficiais que ficam atuando diretamente junto da gestão civil da unidade, auxiliando os gestores pedagógico e administrativo financeiro da Escola M. Professor Veríssimo de Melo.

O corpo de oficiais é formado pelo capitão da Aeronáutica Ailton Sales Pereira – oficial de Gestão Educacional, o capitão de Corveta da Marinha, Jomar Xavier de Lima – oficial de Gestão Escolar, e o capitão-tenente da Marinha José Rosemberg da Silva Jerônimo Leite – oficial de Gestão Educacional. O capitão de Corveta Jomar Xavier, tem a função de auxiliar os diretores, já os outros dois oficiais, lidarão diretamente com os alunos, coordenadores e gerenciamento dos monitores. 

A unidade de ensino possui 964 alunos matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e também da Educação de Jovens e Adultos.  A estrutura física conta com 14 salas de aula, uma sala de atendimento multifuncional, uma biblioteca, um laboratório de informática, pátio, refeitório e bicicletário. O diretor administrativo da Veríssimo de Melo, Walker Francis Silva, agradeceu a oportunidade que está sendo dada à escola. “Estamos muito agradecidos pelo apoio dos militares, pois acreditamos que toda ajuda é bem-vinda”.

“Nós não estamos aqui para mudar o modo como vocês trabalham, estamos aqui para ajudar, para complementar, e dar suporte a vocês e aos alunos”, ressaltou o diretor de Políticas para as Escolas Cívico-Militares do MEC, Gilson Passos.

A chefe do Setor de Planejamento e Avaliação da Gestão Escolar, Rosângela Holanda, que foi escolhida para a função de ponto focal da escola cívico-militar, sendo responsável pela mediação da Secretaria de Educação, Ministério da Educação e a escola Veríssimo de Melo, disse: “Estou entusiasmada com este trabalho e acredito que ele só acontece quando acreditamos nele. Desde a fase inicial de planejamento até a parte prática, acredito que os militares vieram não somar, mas multiplicar o trabalho”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui