Entes públicos e entidades privadas firmaram compromisso nesta quinta-feira (24), em Natal, para que o Rio Grande do Norte se torne um dos estados que mais pratica a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos do Brasil.
O compromisso foi firmado durante a abertura do 2º Fórum de Reciclagem do RN, que acontece ao longo desta quinta e da sexta-feira (25), no auditório da Federação das Indústrias do RN. A iniciativa é do SinRecila-RN, em parceria com o IFRN, e com o apoio da Fiern.
Durante o evento, o presidente do sindicato, Etelvino Patrício, compartilhou as metas do setor para que o RN possa figurar no topo do ranking da reciclagem. “Conseguimos crescer 300% na última década, mas com um trabalho conjunto e ainda mais articulado, podemos fazer com que ao invés de 18%, o nosso Estado recicle até 43% dos seus resíduos”, defendeu ele.
O presidente da Fiern, Roberto Serquiz, que já presidiu o SindRecicla-RN no passado, afirmou que a Federação está pronta para somar forças ao projeto das indústrias da reciclagem, pelos ganhos ambientais, sociais e econômicos que o incremento da atividade representa.
“Acredito na atividade da reciclagem e gostaria de contagiar muitas outras pessoas neste mesmo entusiasmo”, afirmou o presidente da Fiern.
Hoje, são 180 mil toneladas recicladas por ano, mas a meta é ultrapassar as 400 toneladas. Ratificaram a proposta o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Jaime Calado; o deputado estadual Hermano Morais, presidente da Frente Parlamentar da Gestão Inteligente e Sustentável da Assembleia Legislativa; o presidente da Federação das Câmaras Municipais, o vereador de Parnamirim Wolney França; e representantes do IFRN e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES).
Indústrias, empresas, entidades e órgãos governamentais, do município, Estado e União, estão presentes no evento, além de professores e estudantes. A edição 2023 do Fórum tem como tema: “Novas oportunidades a partir do reaproveitamento de resíduos”.
Durante o primeiro dia de programação, os debates e as exposições tiveram como foco o panorama da reciclagem na visão do poder público e da sociedade. Já no segundo dia, estarão em pauta as novas tendências e tecnologias na reciclagem e as práticas e vivências da educação ambiental estarão em pauta.
Uma das presenças confirmadas no segundo dia de programação é a do britânico Peter Ball, referência internacional quando se trata de reciclagem e reaproveitamento de resíduos. A fala de Peter será realizada no turno da manhã.
Um workshop também acontece simultaneamente na Fiern, com empresas e entidades ligadas ao setor. Uma oportunidade para aprofundar conhecimentos e realizar negócios.