O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) e representantes da Secretaria Estadual de Saúde, Conselhos e Ufersa nesta quarta-feira, 13, para oficializaram a parceria no apoio da elaboração de um projeto técnico para a recuperação do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró. Foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Mossoró, do CRM-RN, que reúne os médicos; OAB, dos advogados; CRF- RN, dos farmacêuticos; Coren-RN, dos enfermeiros; CRC-RN, dos contabilistas; e o Crea-RN, dos engenheiros e agrônomos.
“Eu tive a ideia de fazer essa união porque acredito na idoneidade dessas instituições que, junto com a diretoria técnica do hospital Tarcísio Maia, certamente vão colaborar muito para garantia de que cada centavo da emenda de R$ 16,5 milhões que destinei para o hospital, seja efetivamente utilizado com total transparência”, esclareceu Styvenson.
Os recursos serão usados na compra desde equipamentos, como o de RX digital, tomógrafo, mobiliário hospitalar até a reforma e ampliação do prédio do HRTM. Ao todo cerca de 3.000 pacientes de 34 municípios da região são atendidos por mês na urgência e emergência do hospital, que passa por sérias dificuldades. No último dia 18 de outubro, Styvenson esteve no Tarcísio Maia e visitou todas as instalações, conversou com a diretoria, equipe médica, funcionários e pacientes. Uma semana depois, conseguiu recursos de R$ 16,5 milhões que teve direito na emenda de bancada para o hospital. A destinação deve constar do Orçamento de 2020 que ainda será aprovado no Congresso Nacional. Depois, os valores devem ser liberados pelo governo federal.
“Já tivemos uma primeira reunião com o reitor da Ufersa, professor Jose Arimatea, e foi muito produtiva. Estamos otimistas com essa emenda que foi destinada pelo senador Styvenson e com a forma que ele encontrou para que o recurso seja aplicado com total transparência”, disse a diretora do HRTM, Herbenia Ferreira.
Participação Popular
Para estimular a participação dos cidadãos, tanto na definição da verba, quanto na fiscalização do mandato, o senador definiu, junto aos seguidores de suas redes sociais, a prioridade da sua emenda de bancada. Mais de 70% das pessoas que participaram da enquete optaram pela destinação para a área da saúde. Outros hospitais da capital e unidades de saúde de cidades do interior serão beneficiados com as emendas individuais do senador.
Styvenson ainda reservou parte das suas emendas individuais para as áreas da segurança pública e educação. “Vou destinar recursos para universidades, ONGs, para a instalação de novos poços artesianos no semiárido. Também priorizaremos a segurança com a criação, inclusive, da primeira Delegacia de Combate à Corrupção no nosso estado, entre outras ações fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, assegurou o senador potiguar.
Durante o encontro, na tarde desta quarta, Styvenson detalhou que há bilhões parados por falta de projetos dentro das formalidades exigidas. “São bilhões parados porque ninguém apresenta projetos dentro da formalidade exigida. Nosso objetivo é que possamos nos adiantar a essas questões. Fazendo o que é justo e certo. Eu acredito que com essa união antecipada a gente possa fazer com que a coisa pública funcione”