Através de uma nota, publicada nesta quinta-feira, 15, diversas entidades que fazem parte do trade turístico potiguar reiteraram seu posicionamento favorável à demolição do prédio Hotel Reis Magos. No documento, as instituições apoiam o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio Júnior, que recentemente fez declarações contra o processo que requer o tombamento da estrutura.
Na publicação, as instituições afirmam que José Odécio Júnior “apenas constatou fatos públicos e notários da atuação funcional de uma determinada procuradora estadual, que está sempre em desfavor do desenvolvimento econômico e sustentável do Estado, cuja crítica a sua atuação profissional não pode, nem deve se confundir com ataque pessoal”.
O presidente da ABIH-RN criticou recentemente, em uma entrevista, a atuação da procuradora-geral do Estado, Marjorie Madruga, que vem defendendo o tombamento do hotel. Na nota, as entidades optaram por não citar o nome dela.
“Nutrimos profundo respeito aos procuradores e a Procuradoria Geral do Estado, bem como, as demais instituições jurídicas e de controle, principalmente quando as decisões e opiniões estão baseadas na lei, nas decisões judiciais, e em análises técnicas, mas não nos parece razoável, aceitar que tais posicionamentos sejam alicerçados na subjetividade, principalmente, quando eles travam o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destacaram.
O texto foi assinado por representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio Grande do Norte (ABAV-RN), Associação Norte-Riograndense de Criadores de Camarão (ANCC), Natal Convention Bureau, Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL-Natal), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL RN), Associação de Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (Asthep), Sindicato das Empresas de Turismo do Rio Grande do Norte (Sindetur) e Sindicato de Hotéis Restaurantes Bares e Similares do Rio Grande do Norte (SHRBS RN).
Confira a seguir a nota na íntegra:
“Nota de Apoio
As entidades aqui relacionadas, abaixo subscritas, reiteram o posicionamento favorável à demolição das antigas estruturas do Hotel Reis Magos, na orla urbana de Natal, e a consequente utilização do espaço para construção de um novo empreendimento, a critério de quem detém sua propriedade.
Num estado democrático de direito os atos e posicionamentos dos agentes públicos precisam estar sob constante escrutínio e avaliação da sociedade. Nesse caso, prestamos apoio ao posicionamento externado pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de
Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), José Odécio Júnior, que apenas constatou fatos públicos e notários da atuação funcional de uma determinada procuradora estadual, que está sempre em desfavor do desenvolvimento econômico e sustentável do Estado, cuja crítica a sua atuação profissional não pode, nem deve se confundir com ataque pessoal.
Nutrimos profundo respeito aos procuradores e a Procuradoria Geral do Estado, bem como, as demais instituições jurídicas e de controle, principalmente quando as decisões e opiniões estão baseadas na lei, nas decisões judiciais, e em análises técnicas, mas não nos parece razoável, aceitar que tais posicionamentos sejam alicerçados na subjetividade, principalmente, quando eles travam o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Precisamos criar um ambiente de negócio favorável e estável para atrair os investimentos de que tanto precisamos.
Por fim, reiteramos, com serenidade, apoio à demolição das antigas estruturas do Hotel Reis
Magos, que hoje só causam problemas de saúde e sociais a cidade de Natal. Sendo assim, esperamos que as instituições envolvidas, conduzam esta questão com cautela e respeitando os critérios técnicos e objetivos, e a decisão judicial do Tribunal Federal da 5ª Região, afastando subjetividades e vontades pessoais.”