O vereador Robson Carvalho (PMB) utilizou o seu perfil no Instagram para identificar as principais demandas na acessibilidade em Natal, tema abordado pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Câmara Municipal de Natal, da qual é membro na CMN.
A enquete formatada obteve dados alarmantes sobre as precariedades de acessibilidade encontradas no ambiente urbano e em instituições públicas e privadas.
Ao serem questionados sobre a frequência em que se deparam com calçadas em péssimas condições, a maioria esmagadora de 96% respondeu que sempre se depara com o fato. Segundo os dados da enquete, nos locais de trabalho (47%) e universidades ou escolas (53%) existem alguma barreira para circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Além dos locais mais frequentados, 60% das pessoas ainda declaram conhecer diversas lojas, restaurantes ou estabelecimentos com inadequação de acessibilidade.
Para Robson Carvalho, mesmo não se tratando de dados oficiais, “os números serão importantes para embasar as discussões nas próximas reuniões da comissão e buscar soluções práticas para a execução das ações de inclusão e políticas públicas de acessibilidade em Natal”.