SELO BLOG FM (4)

Enquanto Álvaro Dias já tem chapa completa, concorrentes “patinam” para encontrar um “vice”

ÁLVARO DIAS DESPONTA COMO FAVORITO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS


O anúncio do prefeito Álvaro Dias (PSDB) de que candidato a reeleição junto com o anúncio da candidatura da advogada Aíla Cortez para vice, assegurando o apoio do PDT do ex-prefeito Carlos Eduardo, deixou seus principais adversários em situação ainda mais difícil para tentar tirá-lo da cadeira em 2021.


Álvaro vem liderando com folga as pesquisas feitas até aqui e os pré-candidatos adversários, mesmo já tendo se lançado há tempos, continuam patinando em patamares ínfimos nas pesquisas. Essa realidade é consequente em grande parte da pandemia da Covid 19 na qual o prefeito, até por ser médico, se saiu bem com inciativas de visibilidade e que efetivamente deram resultados como o Hospital de Campanha, o tratamento precoce com um protocolo de medicamentos que, quando começou a ser usado, resultou em uma queda significativa dos casos e principalmente dos óbitos pela Covid, aliado ao trabalho na atenção básica com três Centros de Atendimento e nas unidades básicas de referência para a doença.


O fato é que, faltando menos de 20 dias para o prazo final das convenções, o prefeito Álvaro Dias é o único que tem uma chapa formada e um rol de apoios partidários que dá substância e musculatura à sua candidatura. O PT, por ter o governo do Estado e por ser um partido estruturado e orgânico, teria condições melhores de enfrentar o prefeito, mas suas brigas internas acabaram afastando a candidatura da deputada Natália Bonavides, e fazendo o partido optar pelo senador Jean Paul Prates, um total desconhecido dos natalenses, que busca divulgar seu nome para tentar uma reeleição em 2022. Seu principal parceiro nas disputas eleitorais, o PC do B, com a impossibilidade de coligação na chapa proporcional, resolveu lançar a candidatura de Fernando Freitas, até para divulgar o número da legenda e tentar emplacar ao menos um vereador, ao invés de fazer esteira para as candidaturas petistas. Agora, o PT busca um partido ainda menor para indicar o vice ou estuda sair com chapa puro sangue.


O candidato Kelps Lima (solidariedade) chegou a convidar Carla Dickson para vice, anunciar o PRTB, do vice-presidente Mourão, e até o PSL do general Girão. Mas o bolsonarismo raiz caminha para apoiar a candidatura do coronel Hélio Oliveira, deixando Kelps com o pincel na mão. Carla Dickson (PROS), assumiu um mandato de deputada federal e anunciou que não será candidata este ano. Seu partido caminha para apoiar a reeleição do prefeito Álvaro Dias.


Já Hermano Moraes (PSB) que conseguiu migrar do PMDB para o PSB com autorização da justiça eleitoral e se aproximou do ex-prefeito Carlos Eduardo para tentar formar uma chapa com o PDT, como esse cenário não se mostrou muito viável, partiu para uma aproximação com a governadora Fátima Bezerra. Também sem sucesso para um apoio no primeiro turno, já que o PT já deliberou para candidatura do senador Prates. Agora, o socialista tenta conseguir um vice em outro partido menor, ainda sem muito definição de que caminho irá seguir.


O outro único candidato que tem vice anunciado é coronel Hélio (PRTB) que está em campanha ao lado de Getúlio Batista (PTB). O problema é que a nominata de candidatos a vereador dos trabalhistas do velho Getulio Vargas (deve estar se virando no túmulo) é formada por um grupo de lideranças comunitárias formado com o nome de Movimento Pró Natal que migrou para o PTB com a esperança de eleger um ou dois nomes, numa manobra política engendrada por Álvaro Dias e Paulinho Freire, resta saber se eles vão se empenhar na candidatura do coronel bolsonarista ou se manterão fidelidade ao projeto de reeleição do prefeito.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui