Embora esteja empenhada em arregimentar os recursos necessários para o pagamento dos salários em atraso dos servidores estaduais, a governadora Fátima Bezerra (PT) precisar focar em algumas situações existentes nos bastidores de órgãos que fazem parte da administração estadual, como o Detran/RN, que poderá entrar em colapso por conta da inadimplência com fornecedores, que sofrem há meses com a falta de pagamento pelos serviços contratados. O BLOG DO FM recebeu uma listagem contendo algumas das empresas que estão sem receber, e entre elas destacam-se as seguintes:
1 – Thomas Greg (empresa que emite carteira de habilitação) – ultimo pagamento em dezembro;
2 – HapVida (plano de saúde dos funcionários) – ultimo pagamento em novembro;
3 – Jaguari (serviço terceirizado de limpeza) – ultimo pagamento em dezembro;
4 – Natal Shopping (aluguel da Central de Atendimento) – ultimo pagamento em dezembro;
5 – RN Segurança (serviço terceirizado de segurança armada) – ultimo pagamento em dezembro
6 – Prática (serviço de locação de estrutura metálica) – ultimo pagamento em dezembro.
SERVIÇOS COMPROMETIDOS
Segundo fontes com livre trânsito no governo estadual, a perdurar a situação de inadimplência, os serviços oferecidos pelo Detran/RN vão ficar comprometidos. Na ultima semana, por exemplo, funcionários de duas empresas terceirizadas cruzaram os braços alegando falta de pagamento.
Outro serviço que também pode ser afetado é a Central de Atendimento do Natal Shopping, já que o órgão também não está pagando em dia o aluguel do espaço.
Diante do quadro de inadimplência, o que gera mais perplexidade é que o Detran é um dos poucos órgãos do estado onde o dinheiro não parece ser problema, já que tem uma arrecadação anual de mais de R$ 200 milhões.
Apesar desse cenário de fartura financeira, que destoa dos demais órgãos governamentais, o Departamento Estadual de trânsito, além de não conseguir manter em dia o pagamento dos seus fornecedores, não tem feito ações de novos investimentos.
Outro ponto destacado pela fonte diz respeito à suposta perseguição feita a servidores da casa por parte dos novos gestores da instituição, onde os pedidos de licença e férias se acumulam no gabinete da direção.
Já há uma convicção plena nas conversas pelos corredores do órgão que se a governadora Fátima Bezerra não tomar nenhuma medida urgente, o Detran pode parar.