SELO BLOG FM (4)

Energia solar cresce e prevê novas vagas de emprego no Brasil e no RN

IMAGEM MOSTRA INSTALADORES DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS DURANTE PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO NO CTGAS-ER, EM 2021. FOTO: DIVULGAÇÃO

A energia solar superou pela primeira vez no Brasil a potência instalada da hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo, ultrapassando o marco histórico de 14 Gigawatts (GW) em operação – na soma de usinas de grande porte com sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. As informações foram divulgadas pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), que também prevê, para este ano, a geração de 342 mil vagas de emprego no setor, espalhadas em todas as regiões do País.

Segundo análise do diretor do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), Rodrigo Mello, mais de 5 mil dessas oportunidades poderão ser abertas no Rio Grande do Norte.

“O Rio Grande do Norte é responsável por 2% das instalações fotovoltaicas do Brasil, segundo dados da Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER). Levando-se em conta essa participação e a estimativa nacional da ABSOLAR, o estado se apresenta com possibilidade acima de 5 mil vagas distribuídas em todo o seu território”, analisa, observando que “a atividade entra no rol das principais empregadoras do RN, com uma característica muito importante de ser descentralizada, de estar presente em todos os municípios”.

“O grande desafio para quem está procurando emprego ou crescimento no ramo”, complementa ele, “é buscar qualificação”. “O setor de energia exige isso e o consumidor também. Conhecimentos sobre elétrica, sobre as tecnologias disponíveis e segurança do trabalho são parte do que é fundamental nesse mercado”, frisa o diretor.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui