SELO BLOG FM (4)

ENDURECIMENTO: Governo do RN vai proibir circulação em orlas e outras áreas públicas

FOTO: REPRODUÇÃO/TWITTER

O Governo do RN e as Prefeituras da Grande Natal vão definir medidas para endurecer o controle de circulação, com blitzen, rondas nos bairros e comércios, proibição de circulação em algumas áreas públicas, fechamento de acesso às praias e controle de trânsito. As novas diretrizes do isolamento social para a Grande Natal foram articuladas em videoconferência nessa segunda-feira e seu início será acertado em reunião nesta terça-feira (2) em novo encontro entre governo e prefeituras.  A governadora pediu apoio aos prefeitos da Região Metropolitana de Natal para o endurecimento na fiscalização das medidas de isolamento social.

Foi proposta, ainda, uma ação integrada das forças de segurança do Estado e municípios e dos Procons, de forma a intensificar a fiscalização do cumprimento das medidas. “Estamos destacando como é importante a participação municipal nessa hora. O Governo segue abrindo leitos nos hospitais, cedendo equipamentos, convocando profissionais, mas se as pessoas não Ele disse que no município já morreram duas pessoas por coronavirus, o segundo caso foi no domingo (31/5) e que lá já tem 24 casos confirmados de pessoas infectadas por Covid-19, “o que é muito grave para um município pequeno como nosso”.

Além de aderir ao decreto de medidas de isolamento do governo, Cavalcante disse que a conta com um respirador na unidade de saúde local, que “só aguente uns três dias” para aguardar vaga de paciente em UTI em Natal.

Marise Reis, membro do comitê científico montado na Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) para o enfrentamento da covid-19, observou que apenas o primeiro decreto estadual foi plenamente cumprido e que a consequência do não cumprimento dos demais, com a queda do isolamento social, foi o aumento do número de óbitos. “Cumprir o decreto é a nossa última saída”, enfatizou a especialista.

Também participaram da videoconferência -representantes do Comitê de Especialistas – Caroline Maciel, do Ministério Público Federal, e Eudo Leite, procurador-Geral de Justiça. “É urgente e necessário o cumprimento das medidas de isolamento e o papel das prefeituras é imprescindível para que isso aconteça, através da fiscalização”, reforçou Eudo Leite.

Os prefeitos Rosano Taveira (Parnamirim), Fernando Cunha (Macaíba), Joaz Oliveira (Extremoz) e Paulo Emídio (São Gonçalo do Amarante) declararam que notaram o aumento de pessoas nas ruas de suas cidades e foram enfáticos ao assumirem que endurecerão medidas de isolamento. 

Segundo o governo, as medidas acertadas na videoconferência se tornam necessárias devido ao crescimento constante no número de óbitos registrados, associado ao baixo índice de isolamento social cumprido pela população potiguar – que no último fim de semana foi de 42%.

Prefeito diz não ter sido convocado

Embora o município conste da Região Metropolitana de Natal , o prefeito de Ielmo Marinho, Cássio Cavalcante, disse que não foi convidado para participar dessa reunião virtual com a governadora: “Eu soube da reunião pelas redes sociais”.

Ele disse que no município já morreram duas pessoas por coronavirus, o segundo caso foi no domingo (31/5) e que lá já tem 24 casos confirmados de pessoas infectadas por Covid-19, “o que é muito grave para um município pequeno como nosso”.

Além de aderir ao decreto de medidas de isolamento do governo, Cavalcante disse que a conta com um respirador na unidade de saúde local, que “só aguente uns três dias” para aguardar vaga de paciente em UTI em Natal.

TN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui