Diante do atual cenário de pandemia do Coronavírus no Rio Grande do Norte (RN), diversos segmentos da economia e população tem se sensibilizado e procurado o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG) para realizar doações. Os itens cedidos vão desde máscaras, protetores faciais, material de higiene pessoal, fraldas, até chocolates e água de coco. De acordo com o que é entregue, o material vai sendo disponibilizado entre servidores, pacientes e acompanhantes.
A mais recente contribuição com o Walfredo Gurgel, aconteceu nesta quinta-feira (2), através da empresa Void3D que levou ao hospital mais 30 protetores faciais e um cubo acrílico para entubação. Até agora, a Startup já doou cerca de 100 protetores para o HMWG.
Um dos sócios da Void3D, Arthur Andrade, diz que a ideia de ajudar ao Walfredo Gurgel partiu de uma pesquisa no site da empresa, sobre que instituições deveriam ser ajudadas. “As pessoas e alguns funcionários do hospital sugeriram o Walfredo”, conta. Artur conta que Samu, Hospital Giselda Trigueiro e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) foram outros serviços apontados na pesquisa e que também tem sido beneficiadas com doações dos protetores.
Ainda na manhã de ontem, a DD Gaspar, proprietária da marca Aquacoco, entregou 60 garrafas de cinco litros de água de coco para serem servidas aos pacientes internados. Segundo a chefe da Divisão de Nutrição, Thais Araújo, “já começamos a servir ontem mesmo, na hora do almoço”. No documento enviado ao hospital, a empresa conta que o gesto é um ato de solidariedade com as entidades que cuidam de pessoas e trabalhadores na linha de frente da saúde. Em retribuição ao gesto, funcionárias do setor gravaram um vídeo agradecendo a Aquacoco pela doação.
Uma ação articulada pelo setor de Serviço Social, recepção e outros servidores do hospital, iniciada no dia 15 de março, através de contatos pessoais e por meio das redes sociais, arrecadou dispensers para sabonete líquido e papel toalha, álcool gel e líquido, fraldas e porta papel toalha. O material foi distribuído entre os serviços da unidade com o propósito de prevenir, combater e evitar o surgimento de casos de coronavírus entre pacientes.
A loja Cacau Show Ponta Negra, fez a doação de duas cestas de chocolates na sexta-feira (27). As guloseimas foram entregues para servidores do Pronto Socorro e do corredor administrativo. A grata surpresa adoçou o dia de trabalho dos contemplados.
Atualmente, o Serviço Social continua com uma mobilização para doação de material de higiene pessoal. A chefe do SS, Cassia Layanna, diz que a ação agora foca nos pacientes internados em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs). Para estes, os itens a serem obtidos, são: sabonete líquido para o corpo, hidratante corporal, desodorante aerosol e fraldas. “Esse material de higiene pessoal vamos entregar para os pacientes e familiares que moram no interior e não tem como ficar indo e vindo ao hospital, devido a quarentena ou custos com transporte”, finaliza Cassia.
É possível entrar em contato com o SS através dos telefones 3232-7505 ou 3232-7533. O Setor funciona de domingo a domingo, em plantões de 24h.