SELO BLOG FM (4)

Empresa afirma que tem respaldo em lei federal para operar com Uber Moto em Natal, apesar de proibição da STTU

SERVIÇO UBER MOTO ESTÁ OPERANDO EM NATAL DESDE FEVEREIRO. FOTO: REPRODUÇÃO

A Uber afirmou nesta quarta-feira (23) que sua operação em Natal na modalidade “Uber Moto” está amparada em uma lei federal. Em nota, a empresa destacou que, segundo a legislação nacional, o serviço oferecido por ela não corresponde ao tradicional “moto-táxi” – que é proibido em várias cidades, inclusive Natal.

“Parceiros do aplicativo realizam transporte privado individual em motocicletas, atividade prevista na Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal 12.587/2012) e distinta de categorias de transporte público individual em motocicletas, como o mototáxi”, afirmou a Uber.

De acordo com a empresa, “a norma federal que regulamenta o transporte individual privado de passageiros – e que estabelece os limites para a regulamentação pelos municípios – não faz distinção quanto ao tipo de veículo”. “É comum que a atividade seja desempenhada com automóveis, mas isso não significa que este seja o único modal permitido”, complementa.

A manifestação da Uber acontece após a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) afirmar que aplicativos de transporte como a Uber não têm autorização para operar com a modalidade do “Uber Moto” na cidade.

Ao PORTAL DA 98 FM, a pasta disse que vai fiscalizar a prática e, se confirmado, pode aplicar multa por transporte irregular de passageiros. A atuação está amparada na legislação municipal, que determina que todos os operadores de transporte precisam de autorização da STTU para circular na cidade.

A declaração da STTU acontece um dia depois de o PORTAL DA 98 FM mostrar que a Uber já opera em Natal com o serviço “Uber Moto”. A reportagem inicial chamou a atenção para o fato de que o serviço não é regulamentado na cidade. A chamada “Lei do Uber”, que entrou em vigor em 2019, só regulamenta o transporte por aplicativos em carros.

Com o recente aumento no preço dos combustíveis e o reajuste nas tarifas de transporte, as viagens com o “Uber Moto” passaram a ser opção para o natalense. Mais econômicas, as motocicletas fazem o mesmo deslocamento que os carros, com um custo bem menor.

As tarifas do Uber Moto são em torno de 30% a 40% mais baratas do que os deslocamentos feitos de carro.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui