SELO BLOG FM (4)

Emparn prevê chuvas intensas no RN até o início de janeiro

A EMPARN ACREDITA QUE O PERÍODO DE INTENSIFICAÇÃO CHUVOSA NO RIO GRANDE DO NORTE DEVE FICAR ACIMA DA MÉDIA VERIFICADA NOS ÚLTIMOS ANOS

A EMPARN ACREDITA QUE O PERÍODO DE INTENSIFICAÇÃO CHUVOSA NO RIO GRANDE DO NORTE DEVE FICAR ACIMA DA MÉDIA VERIFICADA NOS ÚLTIMOS ANOS

As chuvas que caem desde a noite desta quarta-feira (21) em Natal e na região metropolitana devem se estender até o fim da primeira semana de janeiro. Pelo menos essa é a previsão do meteorologista Gilmar Bistrot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

Além da Grande Natal, as regiões Agreste, Central e Oeste também serão beneficiadas com as chuvas, que podem atingir até 60 milímetros, índice considerado normal para o mês de dezembro. Gilmar Bistrot explica, no entanto, que essas chuvas acontecerão de forma isolada e sem relação direta com o início do ‘inverno’ de 2017, previsto para começar em fevereiro e se estender até meados de maio.

“Há a formação de um vórtice ciclônico sobre o oceano Atlântico, próximo ao Nordeste, que beneficia a ocorrência de chuvas em toda a região. As chuvas aqui no estado ainda não são expressivas, mas podem se intensificar, com ocorrência de chuvas isoladas, ao longo das próximas três semanas”, explicou Gilmar Bistrot.

A Emparn acredita que o período de intensificação chuvosa no Rio Grande do Norte deve ficar acima da média verificada nos últimos anos. A previsão inicial é de que, com a ação do fenômeno La Niña, que resfria as águas dos oceanos Pacífico e Atlântico Norte, além de provocar aquecimento do Atlântico Sul, a formação de chuvas no estado se intesifique.

“Ainda é cedo para afirmar se o inverno de 2017 será realmente bom. Mas, mantendo-se a situação climática atual, é possível acreditar que o próximo ano será de boas chuvas no estado”, disse Gilmar Bistrot.

 

Novo Jornal

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui