O vereador Aldo Clemente (PDT) apresentou à Câmara Municipal de Natal uma emenda para incluir entre as metas do Plano Plurianual 2021-2024 (PPA) a realização do primeiro Censo das Pessoas com Deformidade Congênita de Fissura Labiopalatina de Natal. A emenda foi aprovada de forma consensual entre os vereadores.
“A realização do censo que se pretende viabilizar por meio da presente emenda tem como objetivo mapear a existência dessa deformidade congênita em crianças, adolescentes, adultos e idosos no Município do Natal. Importa destacar que os dados obtidos através do referido censo servirão para incrementar os cadastros já existentes no município, bem como viabilizar o planejamento de ações e serviços públicos para esse segmento”, disse Aldo Clemente.
As malformações congênitas sobre fissura palatina ou labiopalatina, ocorridas nas estruturas que formam o lábio e/ou palato, permanecendo separadas durante o processo de desenvolvimento da face, atingem inúmeras pessoas no país e no mundo. Essas fissuras estão entre as anomalias congênitas mais comuns em bebês recém-nascidos, atingindo uma criança a cada 650 nascidas no Brasil, segundo o Ministério de Saúde.