A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte (CPRN) iniciou a fase “Travessia Segura” da Operação Verão 2020-2021 no litoral potiguar. A ação ocorrerá até 29 de janeiro e vai concentrar esforços de fiscalização nas embarcações que realizam travessias, transporte de passageiros e turismo náutico.
“O objetivo é contribuir para a segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar e águas interiores”, informou a Capitania dos Portos.
No primeiro dia das ações, foram realizadas inspeções nas localidades de Sibaúma e Barra do Rio, situadas, respectivamente, nos municípios de Tibau do Sul e Extremoz, onde foram abordadas 50 embarcações de travessia de passageiros e veículos.
Durante as inspeções, serão priorizadas as verificações do posicionamento dos coletes e balsas salva-vidas, funcionamento de equipamentos de comunicação e motores, condições de estanqueidade, bombas de esgoto, certificação dos aquaviários, controle do embarque de passageiros, instruções de segurança aos passageiros, entre outros aspectos.
A Operação Verão foi iniciada em dezembro de 2020, por ocasião das festividades de fim de ano, e se estende até março deste ano, compreendendo a época do verão, em que se intensifica o fluxo de embarcações de esporte e lazer, bem como a prática de turismo náutico no mar e águas interiores.
Durante o mesmo período do ano passado, a Capitania inspecionou 2.218 embarcações, emitiu 62 notificações, apreendeu duas embarcações e instaurou quatro inquéritos administrativos.
A CPRN está empregando 88 militares, com o apoio de embarcações, incluindo lanchas e motos aquáticas, além de viaturas.