Desde o mês de julho de 2021, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vem dando uma nova destinação às podas de árvores realizadas no município.
Agora, o material podado passa por um processo de trituração e é entregue a produtores do município, que o transformam em composto orgânico. Estão sendo beneficiados 30 agricultores com a reciclagem da poda.
O processo inicia-se com o chamado, feito por moradores, órgãos ou secretarias do município para a realização da poda. Em seguida, a Semsur vistoria o local e identifica se o serviço pode ser executado pela secretaria. Com esse aval, os profissionais realizam o corte dos galhos, que são triturados e entregues aos produtores.
Já nas propriedades dos beneficiados, o material passa por um processo de compostagem, tornando-se adubo que vai enriquecer as plantações.
“A trituração das podas urbanas e biomassa verde, favorece a produção de composto orgânico e facilita a absorção pelo solo. Os resíduos triturados têm diversas utilidades, podendo ser utilizado em hortas e viveiros como adubo orgânico que vai ser usado por pequenos, médios e grandes produtores do nosso município, com isso os mesmo vão estar com uma despesa a menos, fazendo com que sobre mais rendimento no fim do mês. Estamos inovando com mais esse serviço que serve de exemplo para outros municípios do nosso estado”, destacou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Leonardo de Paula.
As solicitações para o serviço de poda podem ser feitas através do número (84) 3278-2342.