Na manhã desta segunda-feira (23), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL Natal) deu início a uma série de encontros com os candidatos à prefeitura da capital potiguar, reunindo as principais lideranças empresariais da cidade para debater propostas e soluções voltadas ao desenvolvimento econômico, geração de empregos e fortalecimento do comércio local. O primeiro convidado a participar foi o candidato Paulinho Freire (União Brasil), que destacou o compromisso de trabalhar em parceria com o setor produtivo para alavancar o crescimento da capital potiguar.
Em pouco mais de uma hora, o deputado federal destacou novos investimentos para construção de uma rodovia para interligar as duas pontes da cidade, além de um plano para reurbanização de vias importantes da zona Norte, como Itapetinga, Senhor do Bonfim, Maranguape, Paulista e Pompeia. Paulinho Freire assumiu o compromisso de criar um grupo especializado em captação de recursos para projetos na área tecnológica e criação de centros de inovação na cidade. Durante discurso ao empresariado, Paulinho disse que pretende explorar as parcerias e alianças políticas para trazer recursos para Natal.
Ele destacou que as parcerias incluem o setor produtivo para alavancar o crescimento da capital potiguar e garantir mais oportunidades para a população. “Nós temos um compromisso não apenas com o empresariado, mas com toda Natal. Precisamos chegar aonde o Poder Público ainda não consegue, e, para isso, queremos contar com a colaboração dessas entidades. Nossa gestão será pautada pela busca por parcerias para qualificar a mão de obra local e, assim, preparar a população para as oportunidades que o mercado de trabalho oferece”, afirmou o candidato.
Paulinho enfatizou que seu plano de governo busca criar um ambiente mais favorável para o empreendedorismo, apostando na capacitação profissional e no fortalecimento do comércio e do turismo. Ele destacou que o novo Plano Diretor será um aliado nesse processo, a partir da atração de investidores e a revitalização de áreas estratégicas da cidade. “O Plano Diretor trouxe de volta o empresário para investir em Natal, e isso é fundamental para que a cidade volte a crescer e gerar empregos. Não é apenas a construção civil que será beneficiada, mas diversos setores da economia”, comentou.
Outro ponto destacado por Paulinho Freire foi a importância de criar políticas públicas que promovam a integração entre o setor público e privado, com o objetivo de fortalecer o ambiente de negócios em Natal. Ele reforçou que pretende implementar ações que facilitem a vida dos empreendedores, reduzindo a burocracia e agilizando processos, como a concessão de licenças e alvarás para novos negócios. “Queremos que o empresário sinta segurança para investir na cidade, sabendo que terá um governo parceiro, que não atrapalhe e que, ao contrário, facilite o seu crescimento”, frisou.
Para o presidente da CDL Natal, José Lucena, o encontro é uma oportunidade importante para o setor produtivo compreender as propostas do candidato e estabelecer um canal de comunicação direto. “O que nós, empresários, queremos é ter um diálogo constante com o governante da nossa cidade. Problemas sempre vão existir, mas, muitas vezes, nós temos soluções mais práticas ou ideias que podem contribuir para os planos de governo. Saber que existe abertura e facilidade de comunicação já é meio caminho andado para o desenvolvimento de Natal”, declarou Lucena.
José Lucena também ressaltou que o setor produtivo de Natal espera ter uma participação ativa na construção de políticas públicas que impactem diretamente a economia e a geração de empregos. “Não queremos apenas ouvir promessas, queremos saber de prazos, de onde virão os recursos e como essas propostas serão implementadas. O nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade, e para isso, precisamos de gestores que estejam dispostos a dialogar e a trabalhar em conjunto”, finalizou.
Rodada de reuniões
O evento contou com a presença de representantes de importantes entidades, como Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-RN), Sebrae, Associação dos Empresários do Bairro do Alecrim (AEBA), Associação de Comerciantes e Empresários da Região Norte de Natal (Ascern), Viva o Centro e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH). Os próximos convidados são Rafael Mota (nesta terça-feira), Natália Bonavides (quarta-feira) e Carlos Eduardo (quinta-feira), que também apresentarão suas visões sobre o futuro de Natal.
Tribuna do Norte