Após temporada de negociações em Paris, os governadores do Nordeste seguiram para Roma. Na Itália, o grupo iniciou a manhã desta quarta-feira, 20, buscando cooperação para investimentos na região em reunião com a vice-ministra de Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Marina Sereni, os ministros plenipotenciários Giuseppe Cavagna e Antonella Cavallari.
O objetivo do encontro, é conseguir investimentos para o fortalecimento da agricultura familiar.
“Nossos esforços seguem concentrados em fortalecer as relações de cooperação e atrair investimentos para o Nordeste, segunda região mais populosa do Brasil. Falamos sobre investimentos italianos que já existem e solicitamos a ampliação da relação econômica”, declarou Fátima Bezerra.
Nessa terça-feira, 19, após reunião na Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os nove governadores se encontraram com a secretária de Estado do Ministério de Transição Ecológica e Solidária, Brune Poirson, para assinar uma carta de intenção de cooperação nas áreas de meio ambiente e cidade sustentável.
O documento, assinado pelo governador da Bahia, Rui Costa, que representou o Consórcio, prevê cooperação bilateral nas seguintes áreas: proteção da biodiversidade e ecoturismo; agrosilvicultura; gestão do lixo; água e saneamento; cidade sustentável e mobilidade sustentável.