SELO BLOG FM (4)

Em Parnamirim, SEMEC vai formar facilitadores para cultura de paz nas escolas

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA CIDADE ESTÁ FORTALECENDO OS CAMINHOS PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA, EM PARCERIA COM O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL (MPRN).

Lidar com alunos em situações de conflito no ambiente social, escolar ou familiar é um desafio constante em todo o país. Em Parnamirim, a Educação está fortalecendo os caminhos para encontrar soluções para o problema, em parceria com o Ministério Público Estadual (MPRN).

Um encontro realizado hoje (05) no Auditório Ver. Clênio José dos Santos, localizado no Centro Administrativo, entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), com representantes do MPRN celebrou um convênio assinado em fevereiro passado, para fortalecer as ações do Núcleo de Práticas Restaurativas (NPR) da SEMEC, na resolução de conflitos diagnosticados a partir da vivência nas escolas.

“Com este convênio, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da SEMEC, assume um compromisso para ampliar o atendimento das Práticas Restaurativas nas escolas, garantindo apoio logístico e a formação anual de 50 servidores da Educação para serem facilitadores na resolução de conflitos”, disse Ana Lúcia Maciel, titular da SEMEC, representando o Prefeito Rosano Taveira.

De acordo com Rosilene Ferreira, Coordenadora do NPR, as ações de Prática Restaurativa estão em pleno vigor nas escolas de Parnamirim. O trabalho teve início há quatro anos, mas a atenção da atual gestão municipal na criação de uma cultura de paz nas escolas, eleva a qualidade do serviço a um patamar mais elevado.

“Já estamos celebrando avanços em algumas escolas. Nesta nova fase, 25 serão contempladas com ações mais intensas do Núcleo de Prática Restaurativas, mas a meta é alcançar todas as 45 escolas da rede municipal de ensino público”, disse a Coordenadora do NPR, Rosilene Ferreira.

O palestrante Renato Pedrosa trouxe aos presentes no evento, um relato da experiência de sucesso com Práticas Restaurativas no estado do Ceará, por meio do Instituto Terre des Hommes. “Temos que ter uma dimensão do movimento restaurativo no Brasil, dando formação para implantação dessas práticas nas escolas”, disse o palestrante.

A Secretária de Educação, Ana Lúcia Maciel, ressaltou que a formação dos facilitadores para a Prática Restaurativa será fundamental para multiplicar o afeto e acolhimento na abordagem da questão. “O aluno que é vitíma de conflitos sociais precisa entender que a escola é um lugar de segurança e paz para ele, sendo conduzido a amar e preservar o espaço escolar, que é de importância social fundamental”, encerrou a titular da SEMEC.

O evento teve a participação do gestor escolar Ediuberto Cleutom, que emocionou aos presentes com o relato de sucesso das Práticas Restaurativas na Escola Jacira Medeiros, em Nova Esperança.

Também participaram da programação, o Dr. André Mauro de Azevedo, da Promotoria da Infância e da Adolescência de Parnamirim; a Dra. Luciana Maciel, da Promotoria de Defesa da Saúde e Educação em Parnamirim; e as vereadoras Vandilma de Oliveira e Nilda.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui