SELO BLOG FM (4)

Em Nota, Governo do RN rebate críticos e afirma que famílias de Oiticica ainda não se mudaram porque não quiseram

MORADORES AFIRMAM QUE ENTREGA DAS NOVAS CASAS FOI SÓ ‘DE BOCA’. FOTO: ELISA ELSIE

O Governo do Rio Grande do Norte informou nesta terça-feira (8) que as famílias que moram no entorno da Barragem de Oiticica, em Jucurutu, ainda não se mudaram para as novas casas porque não quiseram.

Em nota oficial, a gestão estadual respondeu aos moradores que acusam a governadora Fátima Bezerra (PT) de ter mentido ao inaugurar, no último dia 18 de fevereiro, as casas da Agrovila, mas ainda não procedido com a transferência dos moradores.

Ouvidos pelo deputado estadual Nelter Queiroz (MDB), moradores afirmaram que foram “enganados” pela governadora e que até agora não receberam as chaves dos novos imóveis. Muitos estão preocupados com o risco de serem atingidos por uma inundação.

“A governadora mentiu para nós, que vinha para entregar as chaves para nós se mudar (sic). A gente quer se mudar antes que chegue água para afogar a gente. Tem senhora de 94 anos, tem criança de dois meses, de um ano. Se acontece um alagamento, vai ficar tudo de molho na água”, enfatizou um dos moradores, em conversa com o deputado divulgada nas redes sociais.

Um outro morador declara que ficou surpreso ao ver nas redes sociais da governadora que as casas tinham sido entregues. “Ela nos enganou e não deu as chaves para nós ir (sic) para as nossas casas. Ela veio para entregar as casas e foi embora. Quando chegamos em casa e entrei no Facebook, vi ‘governadora entregou casa para todo mundo morar’, sendo que é mentira”, disse um jovem.

Na nota, o Governo do Estado informou que as casas estão prontas para morar desde 18 de fevereiro, quando a governadora esteve no local para inaugurar os imóveis. De acordo com a gestão estadual, a permanência na área alagável foi uma decisão dos próprios moradores.

“A decisão de não ocupar imediatamente os imóveis ocorreu em reunião dessas famílias com as lideranças do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela obra da Barragem Oiticica, logo após o encerramento da agenda, naquele dia. Os imóveis têm energia elétrica e água disponíveis”, afirmou o governo.

Ainda segundo o governo, moradores não quiseram ocupar as novas casas porque elas ainda não estão com ligações de água e energia definitivas. As concessionárias do serviço (Caern e Cosern) ainda não efetuaram as ligações. No entanto, diz o governo, as casas têm água e luz “a partir de grupo-gerador instalado especialmente para atender às demandas dos novos moradores, bem como água tratada em reservatório próprio”, enquanto as concessionárias não viabilizam as devidas ligações em caráter definitivo.

Confira a nota na íntegra:

O Governo do RN esclarece que as novas casas para os moradores da comunidade Carnaúba Torta, uma das populações afetadas pela barragem de Oiticica, em Jucurutu, foram entregues em condição de ocupação imediata, desde o dia 18 de fevereiro, em agenda oficial da governadora Fátima Bezerra. A decisão de não ocupar imediatamente os imóveis ocorreu em reunião dessas famílias com as lideranças do Movimento dos Atingidos e Atingidas pela obra da Barragem Oiticica, logo após o encerramento da agenda, naquele dia. Os imóveis têm energia elétrica e água disponíveis.

Os moradores, por consenso, decidiram aguardar as ligações definitivas dos serviços de água tratada e energia elétrica por parte das respectivas concessionárias. O Governo do Estado já fez essas solicitações, que seguem o trâmite normal, com esforço mútuo da gestão estadual e das respectivas concessionárias para agilizar a implementação do serviço em caráter definitivo.

Mas, independente disso, assegura que as novas casas têm energia elétrica a partir de um grupo-gerador instalado especialmente para atender às demandas dos novos moradores, bem como água tratada em reservatório próprio, enquanto as concessionárias não viabilizam as devidas ligações em caráter definitivo. O custeio das despesas inerentes à manutenção desse sistema de grupo-gerador é do Governo do Estado.

Os imóveis estão, sim, à disposição dos moradores e em condições plenas de habitação. Os sistemas temporários de serviços de água e energia elétricos serão mantidos por quanto tempo seja necessário, enquanto o Governo mantém esforço para que as concessionárias atendam às demandas de ligações o mais rápido possível.

A medida foi necessária para viabilizar o quanto antes que essas famílias pudessem sair dos antigos imóveis localizados em área a ser alagada pela barragem, reduzindo eventuais riscos, e permitindo que a parte restante da parede da barragem possa ser fechada gradativamente. Destacamos que todas as ações sociais realizadas no Complexo Oiticica são fruto de um diálogo constante com o Movimento dos Atingidos, reforçando o compromisso do Governo do Estado em garantir cidadania e justiça social às famílias da região.

Esta gestão não se furta ao diálogo — especialmente com a sociedade e o Parlamento — e reitera o compromisso com políticas públicas que levem dignidade e transparência.Governo do Rio Grande do Norte.

Governo do Rio Grande do Norte

Com informações do Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui