Na noite desta segunda-feira (23), o prefeito de Natal, Álvaro Dias, reuniu amigos, leitores e representantes da sociedade potiguar em um evento literário no Solar Bela Vista, na Cidade Alta. A ocasião marcou o lançamento de duas obras: o inédito “Do Sertão do Seridó ao Casarão da Mipibu” e a segunda edição de “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”. O evento foi prestigiado por intelectuais, autoridades locais e admiradores das letras.
A obra inédita, celebra o ingresso de Álvaro na Academia Norte-riograndense de Letras, ocorrido em 2023. O livro reúne textos e fotografias que registram os momentos marcantes da posse, consolidando o autor como um dos guardiões da cultura e literatura do estado. Já “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”, ganha uma nova edição com conteúdo atualizado. A obra aborda a resistência indígena durante o período colonial, destacando fatos históricos negligenciados sobre a opressão sofrida pelos povos nativos e sua luta contra os colonizadores.
Álvaro, que está prestes a encerrar seu mandato de seis anos à frente da capital potiguar, destacou o simbolismo da data como um dos últimos atos oficiais de sua gestão e refletiu sobre o conteúdo das suas obras literárias.
“Do Sertão do Seridó ao Casarão da Mipibu”, conta um pouco da nossa história com o depoimento de conterrâneos e ilustres, que analisam a nossa trajetória. “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”, em sua segunda edição, relata um pouco do que ocorreu durante a colonização do Brasil. Nós resgatamos episódios através de uma pesquisa minuciosa que fizemos para repor a verdade. Uma contribuição para melhor elucidar e melhor esclarecer episódios omitidos da nossa história. Que essas obras inspirem reflexões, e que possamos, juntos, continuar construindo um futuro melhor, honrando o passado e valorizando nossas raízes”, afirmou o prefeito.