As 12.235 doses da vacina contra o novo coronavírus que Natal recebeu no primeiro lote enviado ao Rio Grande do Norte pelo Ministério da Saúde, serão suficientes para vacinar os cerca de 10 mil profissionais de saúde que atuam na linha de frente de combate ao vírus e mais 500 idosos de abrigos e instituições de longa permanência.
O ato que marcará o início da campanha de imunização contra a covid-19 em Natal está previsto para as 8h desta quarta-feira (20), no Ginásio Nélio Dias, na zona Norte da cidade. O local é um dos quatro pontos de aplicação da vacina no modelo drive-thru, estilo já adotado pela Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) em outras ocasiões, como na campanha de vacinação contra o sarampo. Além do ginásio, a Arena das Dunas e o Palácio dos Esportes também serão locais para aplicação do imunizante neste modelo. No shopping Via Direta, na zona Sul da capital, o esquema de vacinação terá formato híbrido, ou seja, contará com ponto fixo e de drive-thru.
Na tarde desta terça-feira (19), ao visitar o estande montado no shopping, o prefeito Álvaro Dias explicou que o sistema drive-thru vai agilizar e evitar aglomerações. “Em torno de mil profissionais estão preparados para atender nesse modelo drive-thru e, quando chegarem mais vacinas, também o farão nos postos de saúde. Vamos iniciar o esquema de vacinação dando prioridade aos idosos institucionalizados e aos profissionais da saúde que estão expostos com pacientes no dia a dia e que são em torno de 10 mil profissionais de acordo com os dados estatísticos que nós temos”, disse o prefeito.
Segundo a Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal, Juliana Araújo, a quantidade de vacinas que chegou à capital atende a apenas um terço dos profissionais da saúde, por isso foram adotados os critérios de prioridade e equidade para esses trabalhadores que estão na linha de frente. Esperava-se 75 mil. “Aqueles profissionais de pronto socorro, de UTIs, com escala de trabalho e vínculo comprovado terão o direito à vacina nesta primeira etapa”, disse Juliana Araújo
Os idosos incluídos nesta fase da vacinação não precisarão deixar as instituições nas quais estão abrigados porque receberão a imunização nesses locais. Eles somam cerca de 500 e seus cuidadores também receberão o imunizante, segundo Juliana Araújo. Ela reforçou que a segunda dose para esses primeiros vacinados está garantida. “A guarda desta segunda dose ainda está com o Estado e assim que a gente conseguir vacinar todo esse primeiro grupo será redistribuída. Temos de uma a quatro semanas para concluir essa primeira etapa”, explicou a diretora.
Os profissionais de saúde da rede pública ou privada contemplados neste momento terão que comprovar o vínculo funcional e atestar o serviço através de apresentação de escala de trabalho, assinada pelo diretor de sua unidade, além de apresentar documento de identificação, de preferência aquele que já estiver cadastrado nos sistema RN + Vacina, plataforma que vai monitorar a imunização contra a covid-19 no Estado.
Tribuna do Norte