A FAB (Força Aérea Brasileira) fez o primeiro teste, nesta segunda-feira (4), do caça Saab F-39 Gripen em uma simulação de combate, no Cruzex (Exercício Cruzeiro do Sul ), em Natal. Com a capacidade de voar a duas vezes a velocidade do som, o Gripen se destaca como o caça mais poderoso da América do Sul, segundo a Aeronáutica.
A aeronave incorpora tecnologias de sensores, radares e guerra cibernética inéditas na FAB. Apesar de suas capacidades já conhecidas, a Força afirmou que o Gripen ainda não atingiu seu estágio final de desenvolvimento.
O exercício começou no domingo (3) e se estende até o dia 15 de novembro, na capital do Rio Grande do Norte. O evento reúne representantes de mais 12 países.
Nesta edição, o Saab Gripen F-39, o mais novo caça da FAB, é o grande destaque dentre as mais de cem aeronaves presentes. É a primeira vez que ele é testado em uma simulação de guerra.
Diretor da Cruzex 2024 e comandante da Base Aérea de Natal, o brigadeiro Ricardo Guerra Rezende afirmou que, apesar de a aeronave ainda estar em desenvolvimento, suas capacidades bélica e tecnológica estão à altura da simulação.
“Nós voamos nos últimos 15 dias, em um exercício no qual apenas o Brasil operou, e ele [o Gripen] se mostrou uma aeronave muito capaz, mesmo que não esteja na sua plenitude operacional. Ainda há um caminho a percorrer”, disse.
O Gripen é o mais poderoso caça da América Latina. Ele pode atingir a velocidade máxima de Mach 2 (duas vezes a velocidade do som) em altitudes de até 16 mil metros, e traz consigo sensores, radares e sistemas de comunicação e guerra eletrônica nunca antes usados pela FAB.
“Nós estamos passando por uma transformação muito importante com a aquisição das aeronaves Gripen, o que desperta a atenção de todos”, afirma Rezende.
Além de suas capacidades de manobra e desempenho, os armamentos utilizados pelo Gripen também serão testados durante a Cruzex, em especial os mísseis Meteor, de longo alcance, e o infravermelho Iris-T, de curto alcance.
Em 2013, o Brasil anunciou a compra de 36 caças suecos Gripen NG, colocando fim a uma concorrência que levou seis anos e envolveu a Boeing, dos Estados Unidos, e a Dassault, da França. A aeronave, de origem sueca, é a que voou nesta segunda em Natal.
A escolha foi motivada pelo programa de transferência de tecnologia autorizado por Estocolmo. Isso permitiu que o novo caça fosse desenvolvido em parceria com empresas brasileiras.
Do total de 36 unidades, 15 serão fabricadas no Brasil. A Saab já anunciou que pretende usar o país como uma plataforma de exportação do caça para países da América do Sul.
Além do Gripen F-39, a FAB conta com os caças F-5EM, AMX A-1 e A-29B, os cargueiros C-105/SC-105 Amazonas, KC-390 Millennium, E99M, entre outros.
Com informações de Folha de São Paulo