SELO BLOG FM (4)

Em Mossoró, Construtura é condenada à ressarcir juros da construção de imóvel não entregue no prazo

O juiz Manoel Padre Neto, da 4ª Vara Cível de Mossoró, condenou a Construtora Foss & Consultores Ltda. a pagar a um consumidor, a título de ressarcimento de juros da fase de construção, a importância de R$ 5.412,76, acrescida de juros e correção monetária, em razão de atraso de mais de seis meses na entrega de um apartamento.

O autor ingressou com ação judicial contra Construtora Foss & Consultores Ltda., alegando que firmou contrato de compra e venda com a empresa para aquisição de um apartamento no Condomínio Alameda Planalto. Afirmou que ficou acordado que ele pagaria uma prestação mensal à construtora, referente ao financiamento, abatendo-se tais valores do saldo devedor do imóvel, a partir da data de entrega do apartamento, ou seja, maio de 2011.

Segundo o consumidor, além do atraso da entrega do apartamento, ele continuou a pagar os juros de obra até maio de 2013, uma vez que a construtora entregou o imóvel de forma irregular, faltando o Habite-se, documento imprescindível junto a financiadora Caixa Econômica Federal, sendo, em razão disso, cobrado mensalmente os juros na fase de construção, sem qualquer amortização de sua dívida até o mês de maio.

Para o magistrado, não há provas nos autos de que a Construtora atendeu a todos os requisitos formais para a obtenção da liberação da obra e das matrículas individualizadas, ônus que lhe competia conforme artigo 6º,VIII, do Código de Defesa do Consumidor c/c com o artigo e o artigo 373 do CPC.

“À luz de tais argumentos, forçoso concluir que a ré, de fato, é responsável pela demora na entrega do imóvel adquirido pelo autor. Daí que qualquer prejuízos materiais suportados pela pate autora deverão ser ressarcidos pela parte ré.”, comentou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui