SELO BLOG FM (4)

Em mensagem anual à Câmara Municipal, Álvaro Dias enfatiza conquistas de sua gestão e diz que está fazendo “uma cidade para as pessoas”

PREFEITO ÁLVARO DIAS RELATA AÇÕES DE SUA GESTÃO PARA VEREADORES DE NATAL

Em mensagem anual que apresentou na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal de Natal, o prefeito Álvaro Dias (PSDB) destacou o desempenhou de sua gestão no combate a pandemia da Covid-19 e relatou várias iniciativas da sua administração voltadas para o apoio ao empreendedorismo e para o fortalecimento da iniciativa privada, segmento que foi bastante afetado ao longo de todo o processo de restrições impostas à população por conta do Coronavirus. Dias, no entanto, destacou que apesar de todas as dificuldades enfrentadas, uma de suas mais importantes metas tem sido fazer “uma cidade para as pessoas”.

“Praças, quadras, equipamentos comunitários, ciclovias, investimento em arte urbana, cultura e recuperação de espaços icônicos da cidade são alguns exemplos das ações que temos tomado já desde a nossa outra gestão para fazer uma Cidade para as Pessoas. Um conceito desenvolvido por arquitetos e urbanistas reconhecidos em todo o mundo como Jan Gehl e Jane Jacobs. Essa é a ideia central da nossa gestão. O desenvolvimento urbano de uso misto com a integração de diferentes tipos de uso e a destinação de espaços públicos a serem ocupados pelas pessoas até como forma de manter a segurança, com gente e movimento constantes, onde os edifícios tenham visão para as calçadas, para que muitos olhos a protejam, prioridade para os pedestres e a preservação das identidades dos bairros. Muitas dessas ideias estão embutidas no novo Plano Diretor, do qual falarei daqui a pouco”, revelou.

Sobre o novo Plano Diretor, Álvaro disse que a legislação até então em vigor não estava adequada às necessidades atuais. “Ela impedia, constrangia e engessava o crescimento da cidade. O resultado foi que Natal perdeu mais de 300 mil moradores para os municípios vizinhos. É visível o crescimento de Nova Parnamirim, a proliferação de condomínios em Extremoz, ou o crescimento habitacional de São Gonçalo do Amarante. A consequência é piora na qualidade de vida de quem se desloca por longas distâncias e perda de receita e aumento de gastos para a capital que continua a ser demandada por essa população nos seus serviços básicos”, explicou.

Ele também elencou um rol de ações voltadas para a execução de obras de infraestrutura e grande projetos. “O ano de 2021 foi o ano para prepararmos os projetos, aprovarmos e irmos em busca de recursos para o grande Plano de Obras que temos para Natal. Hoje posso afirmar que depois de muitas idas e vindas a Brasília temos um rol de projetos e obras aprovados de grande relevância para a cidade, que irão impulsionar o desenvolvimento de Natal e prestar um serviço de grande relevância à toda a sociedade”, anunciou.

O prefeito falou também sobre a construção do Hospital Municipal que tem um custo estimado em 130 milhões. “A construção será feita por etapas e temos assegurados recursos iniciais através de emendas de bancada. Aproveito hoje para agradecer a todos os deputados federais e senadores do Rio Grande do Norte em nome do povo de Natal que tem destinado emendas para Natal, não só a emenda coletiva como emendas individuais”, assinalou.

O novo hospital será construído em frente a UPA do Satélite, com atendimento especializado em cirurgia, pediatria, obstetrícia, ortopedia, clínica médica, além de um centro de diagnóstico e uma central de esterilização com suporte para toda a rede municipal. Enfim, uma obra que irá prestar um grande serviço à população de Natal.

Entre outros projetos que irão ser efetivados este ano, ele citou ainda o Complexo Turístico da Redinha. “Já iniciamos a obra no antigo clube e na pavimentação da rua do Maruim. As licitações dos demais lotes estão terminando para que sejam feitas a construção do novo Mercado, o recapeamento e calçadas pela João Medeiros Filho, requalificação do enrocamento e urbanização da rua Francisco Ivo e toda a nova iluminação que será implantada”, enfatizou.

Álvaro Dias encerrou fazendo um apelo aos vereadores: “vamos trabalhar juntos por Natal, com divergências, eventualmente, mas mantendo o respeito e a harmonia para remover os obstáculos e promover a implantação das políticas públicas, aprovando os projetos de interesse de todos os natalenses”, disse.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui