SELO BLOG FM (4)

Em menos de um ano, residência em condomínio de Pium é flagrada duas vezes fazendo ‘gato de energia’

FOTO: DIVULGAÇÃO

Equipes da Neoenergia Cosern, com apoio da Polícia Militar, realizaram na manhã desta quinta-feira (10), em Pium, região metropolitana de Natal, o desligamento de uma ligação clandestina de energia em um imóvel localizado dentro um condomínio. Em menos de um ano, essa foi a segunda vez que os técnicos da distribuidora identificaram a irregularidade no imóvel, que tinha uma conexão direta com a rede elétrica. Com isso, a energia consumida não passava pelo medidor. O responsável pela residência foi conduzido à Delegacia de Polícia de Nísia Floresta para prestar esclarecimentos.

“Ressaltamos que as ligações clandestinas de energia constituem crime previsto no Código Penal brasileiro através do Artigo 155. Intensificamos o combate aos populares “gatos de energia” para não somente recuperarmos a energia furtada, mas também para ampliarmos a segurança e qualidade da energia que chega às residências dos clientes que não compactuam com essa prática criminosa”, destaca Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

Conforme disposto no Código Penal, a punição para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. Além de crime, o “gato” representa risco de morte a quem faz e a quem está próximo. A ligação clandestina também provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos no local onde é feita.

As ações de combate às ligações clandestinas da Neoenergia Cosern em todo o Rio Grande do Norte têm sido cada vez mais intensas. O volume total de energia que estava sendo desviada e foi recuperada no primeiro semestre de 2023 chegou a 11GW. Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por aproximadamente 16 horas seguidas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui