SELO BLOG FM (4)

Em live, prefeito Álvaro Dias destaca ações da gestão voltadas à população LGBTQIA+ de Natal

FOTO: ALEX RÉGIS

As atividades executadas pela Prefeitura de Natal alusivas ao mês e ao Dia do Orgulho LGBTQIA+ foram encerradas nesta quarta-feira (30) com uma live no canal oficial da administração municipal no Youtube que discutiu a atual formatação das políticas públicas para o segmento, bem como aconteceu a apresentação dos dados levantados pelo Observatório Municipal LGBTQIA+ sobre os atendimentos realizados ao público no Centro Municipal de Cidadania LGBT.

O prefeito Álvaro Dias participou do evento ao lado do secretário municipal de Trabalho e Assistência Social, Adjuto Dias, e da secretária municipal da Igualdade Racial, Diversidade, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Yara Costa.

Em seu pronunciamento, o prefeito Álvaro Dias enalteceu o trabalho realizado pela gestão na garantia e efetivação de políticas públicas voltadas ao segmento LGBTQIA+, reforçando que a Prefeitura vai seguir trabalhando para combater preconceitos, promover igualdade e lutar para que a sociedade avance e respeite cada vez mais as questões do movimento LGBTQIA+. Ele lembrou da criação e instalação do Conselho Municipal LGBT; abertura do Centro Municipal LGBT; criação do Ambulatório Transexual e Travesti; Abertura de Editais LGBTQIA+ na secretaria de Cultura; além de diversas outras iniciativas de apoio e suporte ao segmento, sobretudo, durante a pandemia.

“Precisamos respeitar, acolher e ouvir todos os segmentos, principalmente, aqueles que ainda são marginalizados e sofrem ataques em virtude do preconceito existente na sociedade por causa da sua orientação sexual. Essa série de ações elencadas por mim são a prova inequívoca que a nossa gestão trata a causa LGBTQIA + com a seriedade que ela merece, pois entendemos não haver mais espaço para manifestações de ódio e intolerância. Todos precisam ter a sua dignidade e escolhas respeitadas e seguiremos trabalhando para combater, diminuir e acabar com os abusos sofridos pela população LGBTQIA + em Natal”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Números

O levantamento do Observatório Municipal LGBTQIA+  fez um recorte dos atendimentos realizados no Centro Municipal de Cidadania LGBT no último trimestre de 2020. De acordo com os números apresentados, 32% dos homens e mulheres trans atendidos possuem o ensino médio completo. A maioria do público que procurou atendimento no centro é de jovens negros entre 18 e 29 anos (66%) e reside no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital potiguar.

Uma das maiores reclamações do público LGBTQIA+ está ligada à falta de oportunidade no mercado de trabalho. Os números levantados no estudo mostraram essa realidade. De acordo com o levantamento, 56% dos usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBT estão desempregados e 28% têm uma renda mensal de apenas um salário mínimo.

Por fim, os dados mais preocupantes e estarrecedores. A pesquisa apontou que 82% do público que passou pelo Centro de Cidadania LGBT de Natal sofreu algum tipo de violência e 25% dele revelou já ter tido algum tipo de ideação suicida.

“Esse é um pequeno recorte, mas já ajuda a dimensionar o quanto a população LGBTQIA+ sofre e precisa ser assistida. A atual gestão da Prefeitura de Natal mostrou muita sensibilidade, ampliou e deu voz ao segmento, tirando do papel e concretizando diversas políticas públicas inclusivas, protetivas e de promoção à saúde. É um desafio longo e árduo, mas que já conquistamos históricas e avanços importantes. Vamos continuar com nossas ações de visibilidade, combatendo o preconceito e mostrando que a população LGBTQIA+ precisa e merece ter representatividade”, asseverou a secretária municipal de Direitos Humanos, Yara Costa.

Também participaram da live o secretário municipal de Governo, Johan Xavier, o secretário municipal de Saúde, George Antunes, o secretário de Assistência Social, Adjuto Dias, os vereadores Preto Aquino e Júlia Arruda, a vereadora do município de Carnaúba dos Dantas Thabata Medeiros, primeira vereadora trans eleita no RN, Luana Soares, coordenadora do Centro Municipal LGBTQIA+ e autora da pesquisa do Observatório Municipal e Wilson Dantas, coordenador do Fórum LGBT do RN.

As ações da Prefeitura ligadas ao tema acontecem de forma integrada entre vários órgãos. A secretaria municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) tem contribuído para a efetivação das políticas públicas para a população LGBTQIA+. O titular da Semtas, Adjuto Dias, lembra que por meio dos serviços do órgão os usuários do Centro Municipal de Cidadania LGBTQIA+ são atendidos em domicílio e também contam com o suporte das equipes interdisciplinares da secretaria com psicólogos, advogados e outros profissionais.

“Essa atuação conjunta é muito importante. Juntos conseguimos realizar atendimentos mais completos e efetivos. Um dos nossos principais desafios é a questão ligada ao mercado de trabalho.  Já possuímos ações voltadas à empregabilidade da população LGBTQIA+, inclusive, com algumas pessoas conseguindo emprego através da nossa intermediação. Vamos intensificar a nossa política de capacitação para ampliar esses números. Passo a passo vamos quebrando resistências, vencendo preconceitos na construção de uma sociedade mais igualitária”, pontuou Adjuto.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui