SELO BLOG FM (4)

Em discurso na Fenacam, presidente da ANCC cobra segurança para os produtores “aos novos dirigentes da administração pública”

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em discurso na Fenacam, presidente da ANCC cobra segurança para os produtores “aos novos dirigentes da administração pública”

Durante a solenidade de Abertura da XVIII FENACAM, o presidente da Associacao Norte Riograndense de Criadores de Camarao (ANCC) fez um duro discurso em que cobrou segurança para os produtores que atuam no Rio Grande do Norte.

“Não poderia deixar a oportunidade de passar uma mensagem aos novos dirigentes da administração pública, no sentido de que cuidem da propriedade e do patrimônio dos seus representados. A segurança dos produtores acarretará inevitavelmente benefícios duradouros para os governantes”, diz trecho do discurso.

Leia a íntegra:

Nossas saudações aos que compõem a Mesa da Solenidade de Abertura da XVIII FENACAM, já nominados pelo cerimonial. Boas-vindas a todos.

Mais uma vez no Rio Grande do Norte, que é berço da carcinicultura nacional, a FENACAM hoje atinge a expressiva marca de 18 anos de existência. Uma festa do aquicultor, carcinicultor e piscicultor que, anualmente, tem encontro marcado com mestres, alunos, profissionais da área aquícola, fornecedores de insumos, representantes comerciais, órgãos financiadores, instituições governamentais, entidades que congregam as mais diversas classes com interesses nesta indústria fascinante, que tem plena consciência da parcela de responsabilidade na segurança alimentar, emprego e renda, sem descuidar do meio ambiente.

Palestras e apresentações de trabalhos técnicos de brasileiros e de mestres de 12 países nos simpósios de carcinicultura e aquicultura, 200 estandes na feira de produtos e serviços e, como bônus, um festival gastronômico.

De potencial inigualável, o mundo espera pelo prazer de degustar os produtos desta atividade sustentável que tem no Nordeste brasileiro, condições edafoclimáticas insuperáveis.

Não poderia deixar a oportunidade de passar uma mensagem aos novos dirigentes da administração pública, no sentido de que cuidem da propriedade e do patrimônio dos seus representados. A segurança dos produtores acarretará inevitavelmente benefícios duradouros para os governantes.

“Nunca foi sensata a decisão de causar desespero nos homens, pois quem não espera o bem não teme o mal.” É uma observação Maquiavélica que merece releitura.

Quanto à PRUDÊNCIA como princípio, deixem de lado a concepção de Maquiavel e prefiram a PRUDÊNCIA de Aristóteles e Santo Tomás de Aquino, olho no futuro, que muitas vezes nem é tão distante. De que adianta um ESTADO forte, temido e fiscalizador nas questões ambientais apresentar uma grande debilidade nas questões de segurança?

A PRUDÊNCIA no sentido mais puro da palavra fará os ambientalistas da Administração Pública perceber que a ausência do progresso e preservação da pobreza é o verdadeiro motivo dos diversos tipos de devastação da natureza.

Deixo para os ouvintes a análise e julgamento do seguinte fato: o Rio Grande do Norte, até pouco tempo, era o maior produtor de camarão em cativeiro do Brasil e fez um esforço imenso para atender à fiscalização, conseguindo dotar de Licença ambiental mais de 90% de todas as fazendas. Todavia, o emaranhado burocrático inibe as iniciativas empreendedoras.  Outro estado brasileiro, com menos de 20% de produtores de camarão com licença ambiental, passou a ser o maior produtor, com um número de fazendeiros cada dia maior; hoje tem 4 vezes mais unidades que no RN.

Será que os ambientalistas de lá foram mais PRUDENTES que os de cá ou tiveram uma verdadeira visão de futuro?

Por fim conclamo a todos por uma união setorial nesta luta pelo sucesso da nossa atividade; assim seremos respeitados pela força que realmente temos, pois fortes e resilientes somos de fato.

A XVIII FENACAM é uma prova do que digo.

Muito obrigado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui