Diante do clima de guerra, a eleição da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte (Fecam-RN) foi adiada para o próximo dia 19. Na manhã desta sexta-feira, os ânimos se acirraram na eleição da Federação das Câmaras do Rio Grande do Norte. Uma medida cautelar assinada pelo juiz Geraldo Motta derrubou o ato da Federação, que tentou impedir a candidatura do presidente da Câmara de Natal, Paulinho Freire, na disputa com Lawrence Amorim (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Mossoró.
A atual diretoria da Fecam impugnou a candidatura de Paulinho Freire, alegando falta de documentos que não foram informados anteriormente.
Na ocasião, a vereadora Nina Souza, representante da Câmara de Natal mas presente na Federação como advogada, não baixou à cabeça ao que considerou intimidação do ex-vereador de São Paulo do Potengi, Diogo Alves, que sequer tem direito a voto no pleito mas fez barulho.
Ex-presidente da Fecam, Iron Júnior, que era vereador em Jardim do Seridó, mas ficou sem mandato depois de disputar sem sucesso a Prefeitura do município, também bateu boca com a vereadora.
A chapa encabeçada por Paulinho Freire reúne dirigentes de todas as regiões do Estado. A maioria é composta por Câmaras menores com até 10 mil habitantes. Articulações dos presidentes das Câmaras de Olho d’Água do Borges (Jéssica Queiroga), Janduís (Arthur Barbosa) e Juscelino (Messias Targino), além do presidente da União dos Vereadores e Vereadoras do Rio Grande do Norte (Uvern), Bruno Melo ganham muitas adesões no Alto, Médio e Oeste Potiguar.
No Seridó, um grupo que reúne a maioria dos votantes é articulado por Dr. Alyson Oliveira de Parelhas, Itan Lobo de Cruzeta e Ivanildo do Hospital de Caicó, além de Ronaltty Neri de Jardim do Seridó encabeçam as articulações com Diego Macedo, ex-presidente da Fecam/RN. No Agreste Potiguar, Mourinha (Tibau do Sul), Fagner de Irmã Maria (Monte Alegre), Toninho Madeiro (Baia Formosa, Maria Fernanda (Espírito Santo), Gelson (Nova Cruz), entre outros estão empenhados.
No Trairi e Vale do Açu, além do Potengi também os trabalhos estão em alta. Paulinho Freire também conta com a maioria nas regiões do Mato Grande, Litoral Norte, Salineira e Costa Branca. Na região Central, reforços e adesões foram recebidas nos últimos dias.
Paulinho Freire lidera até entre os ex-presidentes da entendida. O deputado estadual Albert Dickson, que foi presidente da Fecam/RN quando dirigiu a Câmara Municipal do Natal, defende a vitória de Paulinho Freire.
Com informações do Blog de Heitor Gregório, Blog de Thaísa Galvão e Agora RN