
Com índices de aprovação do governo em queda, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inicia 2025 com a estratégia de visitar diferentes regiões do Brasil para se aproximar da população e reverter o cenário de desagrado.
A pesquisa Datafolha divulgada em fevereiro mostrou que 24% dos entrevistados consideram o terceiro governo Lula ótimo ou bom. Em dezembro, esse percentual era de 35%. O índice é o menor patamar atingido pelo petista nos três mandatos.
Para reverter esse cenário, o Palácio do Planalto tem apostado em agendas em diferentes estados, com anúncios de investimentos, programas sociais e obras, na tentativa de disputar a reeleição em 2026.
Queda na popularidade
A equipe de Lula trata a queda da popularidade como uma fotografia de cenário, tirada com o rescaldo da crise causada pelo ato normativo da Receita Federal para acompanhar as transferências por meio do Pix.
O próprio presidente afirmou que o levantamento não é levado a sério, e sim tratado como um objetivo de estudo.
“Quem me conhece sabe que eu nunca levei definitivamente a sério qualquer pesquisa feita em qualquer momento. Uma pesquisa serve para você estudar, para você saber se você tem que mudar de comportamento, para você saber se tem que mudar de ação, é isso que eu faço”, disse Lula.
Viagens do presidente
Vindo de uma série de pesquisas de queda de popularidade, o presidente já tinha como estratégia – traçada em janeiro – ampliar o número de viagens pelo Brasil em busca de ampliar a aprovação do eleitorado.
A expectativa é visitar as regiões brasileiras para divulgação das ações positivas do governo, tendo o Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), como alavanca.
Nesta semana, o presidente esteve no Rio Grande do Sul para assinar o contrato para a aquisição de quatro navios para transporte de petróleo e derivados pela Transpetro, subsidiária da Petrobras.
Metrópoles