Promover a Educação Ambiental é uma das atribuições do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, que por meio da Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental – SPEA, preparou uma programação diversificada de atividades para a Semana Estadual do Meio Ambiente – SEMA 2022.
Gestão ambiental, vivências femininas, comunicação, cultura, participação cidadã, RN+Limpo, horta agroecológica são alguns dos temas que serão abordados durante a Semana do Meio Ambiente.
A programação tem início no dia 1º e segue até o dia 05 de junho, no formato híbrido, com atividades presenciais e on-line.
No primeiro dia da SEMA, a partir das 14h, na Escola de Governo, o Idema, em parceria com a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), promove a ‘Roda de Conversa: “Empoderamento Feminino: Vivências na Gestão Ambiental”.
De acordo com a subcoordenadora da SPEA/Idema, Iracy Wanderley, o tema da Roda de Conversa está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “O diálogo desta mesa abordará sobre o Objetivo 5 que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. A questão ambiental perpassa todas as vivências das mulheres, em todos os espaços que elas ocupam – em casa, no trabalho, na atuação socioambiental, na política, entre outros.
As mulheres convidadas para esse debate representam o poder público, a iniciativa privada, as organizações da sociedade civil. Escolhemos o tema com o propósito de ampliar as discussões e garantir a participação das meninas e mulheres do campo, da cidade, da floresta e das águas, no âmbito corporativo, nos espaços de diálogo e decisão da gestão ambiental, priorizando a igualdade de gênero na realidade do nosso Rio Grande do Norte”, afirmou a gestora.
O encontro terá a participação de cinco especialistas socioambientais: a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e doutora em Ciências (Esalq/Cena), Vivian Battaini; da presidente do Instituto Alziras, Marina Barros; a advogada e prefeita da cidade de Jandaíra, Marina Dias; a doutora em Engenharia Química, com área de concentração em Engenharia Ambiental, diretora técnica da Gracy Ambiental, Carla Gracy; a cientista Ambiental, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Ceará-Mirim, Wagna Dantas, e da psicóloga, Mestre em Saúde Coletiva, Diretora de Políticas Intersetoriais e Promoção à Saúde da Sesap, Teresa Freire. A mesa terá a mediação da subcoordenadora da SPEA/Idema, Iracy Wanderley e da socióloga da Caern, Marília Lima.
No dia 02, no horário da manhã, a programação será no formato on-line, começando às 8h, com o minicurso “Metodologias Participativas em Educação Ambiental na perspectiva da Comunicação e da Cultura”. Para participar, as pessoas podem se inscrever no site do Instituto: idema.rn.gov.br. O Minicurso também será transmitido pelo canal do YouTube do órgão ambiental. A comunicadora e pedagoga com Doutorado em Educação pela UFRN, Denise Cortez Accioly, será a facilitadora convidada a ministrar a atividade, em cooperação com as educadoras ambientais da SPEA/Idema, Ana Célia Baia e Bárbara Cavalcante.
Ainda no dia 02, teremos a Roda de Conversa: “O descarte sustentável de eletroeletrônicos: Campanha RN+Limpo”, às 9h. A geógrafa, educadora ambiental, mestre em Turismo e Subcoordenadora de Planejamento e Educação Ambiental do Idema, Iracy Wanderley Filha, mediará o debate que terá a participação da socióloga da Caern, Mestre em Ciências Sociais, com concentração em Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas (UFRN), Marília Lima; da Head de Marketing da startup Circular Brain, gestora ambiental pela USP, com MBA em Marketing pela ESPM, Livia Santarelli e do empresário, gestor ambiental, pós graduado em Perícia Ambiental, Jurandir Nunes.
No mesmo dia, no período da tarde, a partir das 14h, será ofertada a “Oficina: Horta Agroecológica Coletiva”, na sede do Idema, em Natal. O Bolsista-Pesquisador do órgão ambiental, engenheiro agrônomo, Doutor em Agronomia (UFPB), Paulo Costa Araújo, será o facilitador da oficina.
O Idema trabalha por uma Política Pública de Meio Ambiente, fundamentada no respeito aos bens naturais e diversidade cultural, na justiça social e economia sustentável. Para o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, “os desafios socioambientais são inúmeros, mas acreditamos que, com a Educação Ambiental, podemos transformar positivamente a realidade em que vivemos”, pontuou.