Um importante projeto de ecologia e sustentabilidade aprovado na Lei Municipal Djalma Maranhão, da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), ganhará quatro edições em janeiro de 2020. Trata-se do Eco Praça, que no próximo ano será repaginado, e vai apostar na aproximação de mais pessoas com seus bairros. Com o tema “Conecta”, o projeto fará em janeiro uma edição em cada região administrativa da capital.
A primeira edição começa já no próximo final de semana, no dia 5 de janeiro, na Cidade da Esperança. Em seguida, no dia 12, chega à área de lazer do conjunto Panatis, na Zona Norte. Uma semana depois, 19, estará na área externa da Arena das Dunas. A temporada encerra no dia 25 de janeiro, na praça Augusto Severo, na Ribeira.
O destaque da programação será a Oficina Reciclando o Olhar, a ser ministrada pelo artista plástico Sérgio Cesar, conhecido internacionalmente pela cenografia detalhista e as miniaturas de cidades construídas com papelão e outros materiais recicláveis. Além disso, o Eco Praça programa uma oficina de Bio Construção, mutirões de revitalização, doação de mudas, rodas de conversas sobre sustentabilidade, agroecologia, hortas urbanas e permacultura.
O Eco Praça existe há seis anos com o escopo de promover ações de ocupação criativa dos espaços públicos, sempre visando a sustentabilidade. Até o momento, o projeto contabiliza quarenta edições em Natal.