Uma das grandes atrações do fim de semana é o eclipse solar anular, que terá início às 15h25 e encerramento às 17h48, com a anularidade às 16h42. No entanto, como todo evento astronômico, a visualização dependem das condições climáticas.
Em Natal, que terá a melhor observação do “anel de fogo”, a previsão do tempo para o horário aponta a presença de poucas nuvens. No entanto, há previsão de pancada de chuvas fracas e isoladas na faixa bem litorânea.
“Quanto mais afastado do litoral, menor a condição de nuvens”, explicou o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
Cuidados ao observar o eclipse
A observação do eclipse solar anular exige cuidados com os olhos. Durante o fenômeno, se você olhar diretamente para o sol sem uma proteção adequada, a concentração e intensidade de radiações pode causar uma queimadura na retina com a possibilidade de comprometimento sério da visão.
Formas caseiras, como utilizar óculos escuros, mesmo com proteção UV, filmes de exames de radiografia, vidros escuros, espelhos, ou observar o eclipse solar por orifícios pequenos representam um sério risco para a visão.
Há no mercado os óculos específicos para eclipse solar. Sua aparência e seu formato são semelhantes aos óculos 3D usados em cinemas. Outra curiosidade é que vários materiais são utilizados para a confecção de lentes apropriadas: vidro de número 14 ou superior (utilizados nas máscaras de soldadores e podendo ser adquiridas em lojas de construções), filtro de poliéster aluminizado e filtro de polímero preto. Todos podem ser usufruídos com segurança, desde que o fabricante comprove a certificação ISO 12312-2 ou CE.