Ana Paula, de 12 anos, atleta de jiu-jitsu, em Natal, foi vítima de bullying nas redes sociais. A mãe da menina comemorou, no último domingo (6), nas redes sociais, a vitória da filha, que foi campeã infantil B faixa cinza-branco, categoria até 40 kg. A conquista de Ana Paula, porém, não foi o maior destaque. “É um rato, é?”, comentou um internauta. Segundo a família, essa não é a primeira vez que ela é vítima de preconceito devido à aparência.
Ana Paula nasceu com a síndrome de Treacher Collins, a mesma condição do personagem Auggie, do filme “Extraordinário” e é uma rara condição genética que acomete uma pessoa a cada 50 a 70 mil nascidos vivos. A Síndrome de Treacher Collins ou disostose mandibulofacial apresenta-se com deformidades crânio-faciais, tendo expressão e severidade variáveis. É uma malformação congênita que envolve o primeiro e segundo arcos branquiais.
O bullying não é uma novidade para Ana Paula. Mas a atleta de 12 anos, e com mais de 16 medalhas, hoje aprendeu a superar tudo, inclusive o preconceito. Mas nem sempre é fácil. Muitas vezes ela chegou a dizer que não queria “nascer desse jeito”, aprendeu que, na verdade, ela não é o que as pessoas falam.
Para a avó Edilene Silva, a neta é um exemplo de força e vitória. Mas ela faz o apelo para que palavras de preconceito não se repitam.
Ponta Negra News