
Em comemoração ao início da primavera, terá início nesta quinta-feira, 25, prolongando-se até a sexta-feira, 26, a “Exposição Beneficente de Bonsai”, que será realizada na sede da Associação Amigos do Coração da Criança (AMICO), das 8 às 17 horas. Parte da renda oriunda da venda de Bonsai será revertida para a própria associação beneficente, que atende crianças cardiopatas.
Segundo José Martins Ferreira Neto, bonsaísta e um dos mais renomados especialistas do setor, na exposição haverá inclusive bonsais feitos a partir de plantas originadas na caatinga, a “Caliandra da Depauperata”. “Trata-se de uma planta belíssima. Esta é uma espécie de arvoreta nativa da Caatinga do Nordeste do Brasil. É uma planta com folhas pequenas e floração bastante pequena, madeiras lisa apresentando veios na madeira que lhes dão uma beleza única, dando um aspecto de velha, também chamada de Princesinha do Sertão”, explica.




No evento também haverá exposição da “Calliandra Spinosa”, uma espécie de planta nativa da América do Sul que é muito valorizada na arte do bonsai por seu crescimento acelerado, galhos tortuosos e sua casca rústica e texturizada, que confere um visual envelhecido. “É interessante que todas as duas Caliandras a noite fecham as folhas, para não perder água em função da seca”, revela o especialista.
José Martins trabalha com bonsai há mais de 27 anos, sendo um dos pioneiros do bonsai no Rio Grande do Norte. Na década de 90, fundou a Associação de Bonsai do RN, entidade que atuou até 2002. Em 2010 participou de um grupo nordestino que criou a Associação Nordestina de Bonsai (ANB), que tinha como objetivo divulgar o bonsai no Nordeste, da qual foi diretor financeiro, vice-presidente e presidente.

