Reunindo histórias vividas por jornalistas do Rio Grande do Norte, o e-book “Fotojornalismo potiguar“, produzido por estudantes do curso de Jornalismo da UFRN, apresenta perfis de grandes nomes do fotojornalismo do estado. O lançamento acontece no auditório do Departamento de Comunicação Social (Decom) da universidade, na noite desta terça-feira, 26.
A obra reúne perfis de 13 fotojornalistas. O e-book foi organizado pela professora Socorro Veloso, professor John Willian Lopes e pelo estudante Pedro Torres, em parceria com o selo Tribo/Máquina. Faz parte da Coleção Jornalismo Potiguar, lançada em 2017.
Com prefácio da jornalista e diretora de redação do jornal Tribuna do Norte, Cledivânia Pereira, e posfácio do professor e pesquisador Daniel Meirinho, da UFRN, o e-book reúne um acervo de histórias e memórias de mulheres e homens que apreenderam a prática da fotografia jornalística das mais variadas maneiras, e testaram seus conhecimentos em diferentes situações.
“São relatos que permitem uma melhor compreensão dos desafios, limites e dilemas do ofício, que se reconfigura de modo profundo, especialmente a partir do advento das tecnologias digitais. Em paralelo, a obra também visa constituir um espaço de debates do fotojornalismo como forma de conhecimento do mundo em suas diferentes dimensões, sejam elas narrativas, estéticas, éticas e/ou políticas”, acrescentam os autores.
Nomes
- Adriano Abreu,
- Adrovando Claro,
- Alex Régis,
- Ana Silva,
- Canindé Soares,
- Elisa Elsie,
- João Maria Alves,
- José Aldenir,
- Magnus Nascimento,
- Moraes Neto,
- Ney Douglas,
- Teotônio Roque
- Vlademir Alexandre.
Cada perfil está ilustrado com imagens cedidas pelos entrevistados.