SELO BLOG FM (4)

“Durante a greve ficam suspensas as atividades na UFRN”, afirma líder da Adurn Sindicato

 WELLINGTON DUARTE, PRESIDENTE DA ADURN SINDICATO

WELLINGTON DUARTE, PRESIDENTE DA ADURN SINDICATO

O presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn Sindicato) esteve presente nos estúdios do portal Agora RN para conceder entrevista ao programa “Agora RN Live”, oportunidade em que falou da situação atual da greve dos professores da UFRN. Segundo Wellington explica, a greve faz parte de um movimento nacional em defesa da educação e contra as retiradas de direitos em virtude do surgimento da PEC 55, chamada de Greve Cidadã, e que não visa a reivindicações costumeiras, como aumento de salários; trata-se de uma “greve pela universidade” contra algo que vai “impactar negativamente a estrutura da UFRN”.

O processo, de acordo com Wellington, consistiu em uma reunião com a assembleia da Adurn que aprovou o indicativo de greve. Em seguida, foi realizado um plebiscito democrático onde 1.147 professores – em um universo de 2.200 – participaram. Deste universo, 65% dos professores decidiram pela paralisação. No plebiscito se votou por uma parada de uma semana, começando da última sexta-feira (11) até 18 de novembro. As negociações foram feitas previamente com a reitoria, legalizando o processo de greve. “Achamos que o período não pode ser por tempo indeterminado, por ser específica em relação a PEC 55”, justificou Wellington.

O presidente do Adurn Sindicato ainda afirmou que greve foi pensada para não prejudicar os alunos na reta final do semestre. “Durante a greve fica suspensa a atividade acadêmica, mas pensamos nela para não prejudicar esse calendário. Há 11 anos que a UFRN não faz greve, então fizemos tudo com muito cuidado promovendo diálogos com alunos e professores”, esclareceu. De acordo com informações da reitoria, o calendário da UFRN não será modificado, mas haverá reposição de aulas.

A greve, inclusive, prevê uma uma programação política-cultural durante sua realização. “Chamamos os professores para participar de atos dentro da universidade. Inclusive de manhã (na última sexta-feira), no estacionamento da reitoria a cantora Khrystal esteve presente. Também teremos vários aulões com professores voluntariados, e nesta segunda-feira (14) pela manhã, a senadora Fátima Bezerra (PT) vem para bater um papo no estacionamento do Centro de Convenções conosco”, concluiu.

Portal Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui