SELO BLOG FM (4)

Drenagem em Ponta Negra entra na fase final para proteger engorda das chuvas

FOTO: JOSÉ ALDENIR

A obra de drenagem da praia de Ponta Negra, em Natal, entrou na fase final e deve ser concluída nos próximos 30 a 40 dias, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita. A intervenção é essencial para evitar alagamentos e erosão na faixa de areia recém-expandida pela engorda da praia.

De acordo com Mesquita, o sistema atual é antigo e foi projetado antes da expansão da orla. Agora, estão sendo instalados 13 dissipadores de energia para reduzir a força da água da chuva ao atingir a areia. “O sistema impede que a água desça com muita força e acabe escavando a praia, evitando a formação de buracos e desníveis”, explicou o secretário.

A engorda de Ponta Negra foi concluída em dezembro, com o depósito de 1,3 milhão de metros cúbicos de areia ao longo de 4,6 km de orla. Apesar do sucesso da obra, a presença de pedras na nova faixa de areia gerou reclamações de banhistas.

Segundo a prefeitura, o material – identificado como rodolitos (fragmentos de carbonato de cálcio inertes) – será removido com um sistema mecanizado de filtragem que começa a operar em fevereiro. “Os rodolitos serão retirados com um equipamento que filtra a areia, tornando-a mais homogênea e confortável para os banhistas”, garantiu Mesquita.

Outro ponto que vem chamando a atenção é a mudança na profundidade do mar. Com a nova configuração da praia, formou-se um talude de cerca de três metros, o que faz com que a entrada na água pareça mais funda do que antes. “O perfil da praia ainda está se ajustando. Esse processo é natural e ocorre gradualmente. Vai haver uma suavização desse talude, essa entrada vai se tornando cada vez mais normal”, destacou o secretário.

O investimento total na engorda foi de R$ 76 milhões, mas o projeto completo, incluindo drenagem e enrocamento, pode chegar a R$ 108 milhões. A empresa responsável solicitou um aditivo contratual, que está em análise pela prefeitura.

Além disso, a administração municipal planeja lançar um concurso internacional para definir o projeto de reurbanização da orla, que só deve avançar após a consolidação da nova faixa de areia, um processo que pode levar até dois anos.

Agora RN

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui

undefined