SELO BLOG FM (4)

Donald Trump é confirmado como candidato republicano nos EUA

DONALD TRUMP FALA A DELEGADOS NA CONVENÇÃO DO PARTIDO REPUBLICANO, EM CLEVELAND, OHIO, POR MEIO DE VÍDEO, NA TERÇA (19) (FOTO: JOHN MOORE/GETTY IMAGES/AFP)

DONALD TRUMP FALA A DELEGADOS NA CONVENÇÃO DO PARTIDO REPUBLICANO, EM CLEVELAND, OHIO, POR MEIO DE VÍDEO, NA TERÇA (19) (FOTO: JOHN MOORE/GETTY IMAGES/AFP)

Donald Trump foi confirmado como o candidato do Partido Republicano à presidência dos EUA nesta terça (19), ao conseguir o número de delegados necessário durante a convenção nacional do partido em Cleveland, Ohio.

A votação teve início às 17h10 (19h10 em Brasília) e confirmou a previsão de Trump se tornar o candidato oficial, depois de garantir a maioria necessária de 1.237 durante as prévias, ainda em maio.

A confirmação aconteceu uma hora depois e foi anunciada por Donald Trump Jr., um dos filhos do candidato e delegado pelo estado de Nova York.

“Vamos ganhar a presidência e levar mudança verdadeira e liderança de volta a Washington. Será uma liderança que põe o povo americano em primeiro. Vamos trazer de volta nossos empregos, vamos reconstruir nossas forças armadas enfraquecidas e cuidar de nossos grandes veteranos. Teremos fronteiras fortes, nos livraremos do Estado Islâmico, e restauraremos a lei e a ordem”, disse Trump numa mensagem em vídeo exibida na convenção após a votação.

A convenção segue até quinta-feira, quando Trump deve aceitar formalmente a nomeação do partido. Os votos desta terça foram por estado, com um representante de cada um anunciando seu apoio em ordem alfabética.

Porém o estado de origem de Trump, Nova York, passou sua vez a Carolina do Norte, Dakota do Norte, Ilhas Marianas do Norte, Ohio, Oklahoma, Oregon e Pensilvânia para que pudesse ser o estado a anunciar os números que oficializaram a nomeação. Donald Trump Jr. fez o anúncio cercado por seus irmãos Eric, Ivanka e Tiffany.

Com discursos empolgados e saudados com entusiasmo pelos delegados presentes no ginásio Quicken Loans, os delegados de cada estado comunicaram quantos votos Trump teve e quantos foram destinados a outros candidatos. Muitos se referiram a Trump como “o próximo presidente dos Estados Unidos”.

A convenção, assim como a campanha, teve presente a polêmica em torno da candidatura de Trump, que venceu as prévias mas é questionado por lideranças do partido. Trump nunca ocupou cargo público. Os opositores republicanos se mostram alarmados com as posições polêmicas de Trump a respeito de imigrantes e muçulmanos, bem como com seu distanciamento da ortodoxia do partido em temas como o comércio.

Apesar de Ted Cruz, John Kasich e Marco Rubio terem suspendido suas campanhas, eles ainda tinham delegados conquistados nas prévias e tiveram votos computados, com Kasich conquistando todos os 66 do estado que governa e que é sede da convenção, Ohio.

No entanto, alguns delegados reclamaram da atribuição dos 19 delegados do Distrito de Columbia. Marco Rubio venceu a primária local e conquistou dez delegados, com os outros nove sendo destinados a Kasich, que ficou em segundo. Mas, com a desistência de ambos, o comando da convenção decidiu incluir todos os 19 na soma de Trump, que não havia ganhado nenhum.

Mesmo já não havendo concorrentes de Trump no páreo, o número de delegados atribuídos a outros pré-candidatos durante a convenção nacional mostra que o Partido Republicano está dividido em relação ao magnata, um candidato polêmico. Um levantamento do jornalista Steve Kornacki, da rede MSNBC, mostra que desde 1980 nunca houve tantos votos contra o provável nomeado na convenção. Em 2012, que tinha sido o recorde anterior, foram 202, contra mais de 500 este ano.

Trump diminuiu a vantagem da rival democrata Hillary Clinton para 7 pontos percentuais, ante 15 pontos na semana passada, de acordo com uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta terça. Os dois devem fazer o primeiro de pelo menos três debates no dia 26 de setembro no estado de Nova York, base de ambos.

G1 SP

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui