SELO BLOG FM (4)

Distribuição de hormônio para homens trans em Natal deve começar em até 30 dias, diz Secretaria de Saúde

FOTO: REPRODUÇÃO

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS) afirmou nessa sexta-feira (21) que a distribuição de hormônios para a terapia de homens trans depende da finalização de um protocolo de dispensação que está em fase de elaboração no Município.

Em nota enviada à 98 FM, a SMS disse que a entrega dos hormônios para pacientes cadastrados ocorrerá assim que o protocolo for finalizado. A pasta disse que espera fazer isso em até 30 dias. Já há um protocolo definido no Ministério da Saúde, que será replicado em Natal, mas com particularidades do público assistido na capital potiguar.

A Secretaria de Saúde acrescentou que “o hormônio para o tratamento da população trans masculina em Natal é um medicamento novo e de uso específico” e que, por isso, “se faz necessário a criação de um protocolo para organização do fluxo e para distribuição”.

O Ministério da Saúde prevê que os serviços ambulatoriais para pessoas trans e travestis nos municípios devem oferecer acompanhamento clínico, pré e pós-operatório, além da hormonização, realizados por uma equipe multiprofissional.

Vereadora cobra distribuição

Nesta semana, a falta de hormônios para homens trans na capital potiguar veio à tona após denúncia feita por Thabatta Pimenta (Psol), primeira mulher trans a ser eleita vereadora em Natal.

Em pronunciamento na tribuna da Câmara na última terça-feira (18), Thabatta disse que constatou a falta do medicamento após ter visitado o Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal, que fica em Lagoa Nova.

“O Centro, no mesmo espaço, tem um ambulatório TT, que trata da saúde da população trans e travesti. A gente fez um requerimento para a Secretaria de Saúde do município solicitando a agilidade na distribuição dos hormônios para a população atendida no ambulatório. Porque já tinha ficado certo, tinha uma portaria e tudo, que os homens trans iriam receber os hormônios, mas eles não estão chegando”, afirmou Thabatta.

Portal 98 FM

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui

undefined