Após completado um mês desde que foi implantada, a Central de Atendimento “Disque Prevenção ao Coronavírus” alcançou um total de 1.430 ligações recebidas. Em funcionamento desde o dia 26 de março, o serviço presta esclarecimentos sobre o novo coronavírus para quem tiver dúvidas sobre a doença, além de oferecer serviço de acolhimento psicológico e orientações relacionadas aos programas de doações no âmbito estadual.
O serviço de teleatendimento ocorre diariamente, das 7h às 23h, inclusive aos finais de semana, pelo telefone (84) 3190-0700, e está disponível para todo o território potiguar. Em abril, também passou a oferecer atendimento virtual por meio do aplicativo Whatsapp. Nesse caso, o interessado deve adicionar o número à sua lista de contatos e iniciar uma conversa ou enviar uma mensagem diretamente por meio do WhatsApp Web, pelo link https://wa.me/558431900700.
A ação é uma iniciativa conjunta do Governo do Estado, por meio das Secretarias de Saúde Pública (Sesap); Administração (Sead); Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); e Mulheres, Juventude, Igualdade Racial e Direitos Humanos (Semjidh), com a UFRN, UnP e Unifacex, além do apoios da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Instituto Bem-Te-Vi, Escola Brasileira de Psicanálise e Interjato Soluções.
Informações e esclarecimentos sobre a doença
A maioria dos atendimentos recebidos foram relacionados a busca de informações por pessoas com dúvidas sobre a Covid-19. São comuns, por exemplo, questionamentos sobre vias de contágio, higienização, grupos de risco, medidas de prevenção e isolamento, necessidade de ir ao hospital, modificações na rotina dos serviços gerais, precauções que podem tomar dentro de casa, entre outros.
Nesse serviço, atuam mais 400 voluntários, entre servidores públicos, professores e estudantes integrantes do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/UFRN). Os atendentes, que recebem as demandas e prestam os esclarecimentos à população, se alternam em plantões e são formados, na maioria, por graduandos da área da Saúde. Eles são orientados pela equipe de tutores, composta pelos professores e profissionais formados da área médica, que são responsáveis por repassar informações atualizadas, decretos e portarias, normas regulamentadoras e boletins diários.
“Cada pessoa tem uma história, uma necessidade diferente. Procuramos deixá-las bem à vontade para perguntar e tentamos ouvir com calma e atenção para criarmos uma relação de confiança. Ainda é uma situação nova, as pessoas estão cheias de dúvidas, receios. Por isso, tentamos acolher da melhor forma possível”, afirma a voluntária atendente Brenda Carlos, aluna do 6° período de Odontologia da UFRN.
Acolhimento psicológico
Com o intuito de ouvir quem precisa de um apoio emocional durante a pandemia, o serviço de acolhimento psicológico também está disponível via Disque Prevenção ao Coronavírus, este exclusivamente via ligação telefônica. A equipe de atendimento é composta por dezenas de psicólogos e psicanalistas voluntários do estado, entre professores, profissionais autônomos e aposentados, que se revezam em sistema de plantões e ficam à disposição para ouvir as pessoas.
“O objetivo do acolhimento psicológico é dar esse apoio, escutar o outro, ajudar numa situação de ansiedade, pânico, entre outros problemas que possam vir a acontecer devido ao isolamento e o medo do vírus”, destaca a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental da Sesap, Ana Eloá.