Criado para evitar o deslocamento desnecessário da população aos fóruns, fornecendo informações processuais e respondendo dúvidas pelo telefone, o Disque Justiça realizou 7.782 atendimentos nos quatro primeiros meses de 2019. Só em abril foram registrados 2.200 atendimentos, média de 116 por dia útil. O serviço, oferecido pelo Tribunal de Justiça do RN, atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, por meio do número 0800-2800159 (ligação gratuita).
As informações fornecidas pelo Disque Justiça são relacionadas à questão da tramitação de processos de primeira instância e dos Juizados Especiais de todas as comarcas do Estado; localização de unidades judiciárias, seus telefones e horários de funcionamento; esclarecimentos sobre plantões judiciários. Mesmo que o interessado ligue em busca de outras informações, recebe a orientação sobre quais órgãos deve procurar para sanar suas dúvidas.
A Central de Atendimento ao Jurisdicionado, ou Disque Justiça, está localizada no Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal, e conta com uma equipe composta por cinco atendentes. Somente no ano passado, foram mais de 16 mil atendimentos realizados.
Um dos diferenciais do serviço é a linguagem utilizada para o esclarecimento das informações, trabalhada para evitar o uso desnecessário de termos técnicos, “procurando sempre facilitar o entendimento do cidadão” esclarece o servidor Marco Holder, coordenador do serviço de atendimento.
Serviço
Disque Justiça
Telefone 0800-2800159 (ligação gratuita)
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h