
Depois de uma abertura emocionante no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão, as disputas dos XXXVII Jogos Escolares Municipais (JEMs) da Rede Municipal de Ensino de Natal começaram na manhã desta sexta-feira (28).
No local ocorreram as disputas do Vôlei de Quadra na categoria Infantil, reunindo estudantes de 14 e 15 anos. Sete unidades competiram na modalidade: as Escolas Municipais Profa. Maria Alexandrina Sampaio, Profa. Maria Madalena X. de Andrade, Profa. Iapissara Aguiar, Prof. Ulisses de Góis, Prof. Waldson José B. Pinheiro, Prof. Amadeu Araújo e Prof. Veríssimo de Melo.
Capitão da equipe da E. M. Profa. Maria Alexandrina Sampaio, o estudante Weverton Anderson Martins, de 15 anos, destacou a importância da união do grupo durante a preparação. “Houve muito treino. Tivemos que nos unir como equipe, treinar com garra e entender as habilidades e técnicas de cada um para sermos o melhor time possível. Estou confiante de que iremos vencer e conquistar o primeiro lugar”, afirmou.
A professora de educação física Cláudia Érica de Macedo N. Montgomery, da E. M. Professor Ulisses de Góis, reforçou o papel social do esporte dentro da escola. “Estamos trabalhando com esse time desde março, quando os projetos escolares começaram. O nosso projeto, Vôlei Conecta, desenvolve não só a parte técnica, mas também as conexões sociais, a integração e o fortalecimento do grupo dentro e fora da quadra. Minha expectativa é que eles participem, aprendam, socializem e, claro, se possível, tragam a vitória”, disse.
O apoio da família também marcou presença nas arquibancadas. O servidor José Bezerra de Oliveira fez questão de acompanhar o filho, José Pietro Oliveira, de 14 anos, atleta do time da E. M. Prof. Amadeu Araújo. “É sempre muito importante apoiar. O jovem saber que tem alguém torcendo por ele faz toda a diferença. Apesar de praticar o esporte há um ano, esta é sua primeira competição oficial. Estamos muito felizes e na expectativa do melhor resultado possível”, celebrou.
Representando a E. M. Professor Waldson José B. Pinheiro, o estudante Washington Deyvid Peres Fagundes, de 15 anos, falou sobre sua motivação na estreia do time na competição deste ano. “Nossa preparação foi excelente, com treinos constantes. Hoje vou dar o meu máximo em quadra. Acredito na vitória por 2 a 1 para o Waldson Pinheiro, mas o mais importante é o aprendizado, a experiência, a saúde e a felicidade que o esporte me traz”, destacou.
Presente na disputa com a equipe da E. M. Profa. Maria Madalena X. de Andrade, o professor de educação física Rafael Mendes Bezerra ressaltou os valores que os jogos promovem entre os jovens atletas. “Este é um momento de esporte, lazer e aprendizado, que vai muito além da competição e dos resultados. Dois alunos já tiveram experiência em quadra no ano passado, mas a maioria está estreando agora. O essencial é que eles se divirtam, disputem com respeito e representem o espírito de lealdade ao esporte”, concluiu o docente.

