SELO BLOG FM (4)

Dilma toma posse como presidente do conselho de órgão ligado ao PT

DILMA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

DILMA TOMA POSSE COMO PRESIDENTE DO CONSELHO CURADOR DA FUNDAÇÃO PERSEU ABRAMO

A ex-presidente Dilma Rousseff tomou posse nesta sexta-feira (2), em São Paulo, como presidente do conselho curador da Fundação Perseu Abramo, órgão de formação política do PT. Ela foi convidada para o cargo pelo presidente do partido, Rui Falcão.

Em seu estatuto, a Perseu Abramo declara que tem como fins “a pesquisa, a elaboração doutrinária e a contribuição para a educação política dos filiados do Partido dos Trabalhadores e do povo trabalhador brasileiro.”

O conselho curador da fundação é formado por 25 pessoas indicadas pelo diretório nacional do PT, com mandato de 4 anos. Segundo o estatuto da Perseu Abramo, o conselho faz reuniões trimestrais e tem, entre outras funções, a tarefa de deliberar sobre o orçamento e as contas da fundação.

Na prestação de contas entregue ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o ano de 2015, o PT declarou despesas de R$ 23,2 milhões com “Criação e manutenção de fundação de pesquisa ou de doutrinação e educação política”. O dinheiro vem do fundo partidário, um montante repassado todos os anos pelo poder público para os partidos formalmente registrados junto ao TSE.

De acordo com a Folha, Falcão chegou a convidar Dilma para a presidência da Fundação Perseu Abramo, mas a iniciativa sofreu resistência dentro do PT. A alternativa foi indicá-la para o cargo de presidente do conselho curador.

Segundo nota divulgada pela Perseu Abramo, a ex-presidente da República citou, durante o evento para sua posse, a operação Lava Jato, a repressão policial a estudantes que ocupam escolas (que chamou de “violência policial”) e a relação entre corrupção e o sistema político vigente como os temas mais importantes do momento.

“É a hora e a vez da fundação. São grandes desafios. É muito importante para o PT que sejamos capazes de agir diante das mudanças da realidade”, disse ela, segundo o comunicado.

Dilma viaja ainda hoje para Cuba junto com o também ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dois participarão de homenagens ao líder cubano Fidel Castro, que morreu aos 90 anos na noite de sexta passada.

Uol

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui