Os cemitérios do Rio Grande do Norte tiveram movimentação intensificada nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Parentes e amigos visitaram os túmulos dos entes queridos como uma forma de amenizar a saudade de quem já se foi. Muitos locais tiveram programação especial para o dia.
Nos cemitérios publicos de Natal, a expectativa é de que pelo menos 70 mil pessoas compareçam a um dos locais.
No cemitério do Alecrim, na zona Leste de Natal, a pesar do número maior de visitantes, devido ao feriado, a movimentação era considerada tranquila.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) definiu a programação de celebrações religiosas a serem realizadas durante todo o dia e o horário de funcionamento foi estendido, sendo das 7h às 17h.
Em Mossoró o movimento nos cemitérios também foi intenso. No cemitério São Sebastião, o maior e mais antigo da cidade, parentes e amigos começaram a chegar ainda nas primeiras horas da manhã. A expectativa é de que milhares de pessoas passem pelo local.
Um dos túmulos mais visitados é o do cangaceiro Jararaca, símbolo do orgulho mossoroense de ter enfrentado o bando de Lampião. O túmulo é visitado por quem tem curiosidade e por quem acredita que ele pode realizar milagres.
Os portões serão fechados a partir das 18h mas o esquema de segurança montado pela prefeitura de Mossoró segue até às 20h, para garantir a tranquilidade dos visitantes.
Tanto em Natal quanto em Mossoró os cemitérios terão uma programação extensa de missas e celebrações durante todo o Dia de Finados.
Portal da Tropical