Cerimônia militar foi realizada na Base Naval de Natal em comemoração ao Dia da Marinha na quarta-feira (30). O Comandante da Base Naval de Natal, Capitão de Mar e Guerra Carlos Macedo, recebeu o Vice-almirante Reis Leite.
Após as honras de recepção ao Comandante do Terceiro Distrito Naval, o evento teve sequência com o Hino Nacional Brasileiro, a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Marinha, além do hasteamento de flâmulas e salvas de canhão com 17 tiros, em homenagem ao Almirante Barroso, um dos heróis da Batalha Naval do Riachuelo.
A organização do evento foi do Comando do Terceiro Distrito Naval e presidida pelo Vice-Almirante Alexander Reis Leite, e contou com a presença de titulares de Organizações Militares e diversas autoridades, civis e militares.
Dia da Marinha
O Dia da Marinha rememora os feitos heróicos ocorridos durante a vitória brasileira na Batalha Naval do Riachuelo, há 159 anos. Na ocasião, os heróis do passado são honrados e celebrados por seus atos de coragem e bravura, na Guerra da Tríplice Aliança, sob o comando do Almirante Barroso.
Ordem do Mérito Naval
Durante a cerimônia, personalidades civis, militares e instituições foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval.
“O sentimento de ser agraciado com essa medalha é a melhor possível. Fico regozijado e feliz e saio daqui com a certeza que precisamos redobrar a divulgação dessa força tão importante para o nosso estado e o nosso país”, disse Marcos Souto Maior, presidente da Sociedade Amigos da Marinha da Paraíba (SOAMAR-PB), agraciado com a Medalha do Mérito Naval.
“Nessa cerimônia condecoramos as autoridades com a Ordem do Mérito Naval. Pra nós é um dia de grande gala porque relembramos os heróis de Riachuelo e assim prestamos homenagem aos que nos antecederam”, destacou o Vice-Almirante Reis Leite, Comandante do Terceiro Distrito Naval.