SELO BLOG FM (4)

Dia da Indústria: Amaro Sales destaca potenciais do setor e a atuação do Sistema FIERN para o desenvolvimento potiguar

FOTO: DIVULGAÇÃO

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia da Indústria. A data celebra o setor produtivo que, no Rio Grande do Norte, tem grandes desafios, mas com potencial para contribuir, cada vez mais, com o desenvolvimento sustentável do estado. O Sistema FIERN, que neste ano completa 70 anos de fundação, atua para impulsionar esses potenciais de desenvolvimento por meio de suas quatro casas — FIERN, SESI, SENAI e IEL.

Na avaliação do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, as diversas atividades industriais são importantes para a economia do estado e, ainda que enfrentem dificuldades, conseguem produzir e gerar oportunidades de trabalho e renda. “É preciso unir forças para que o Poder Público supere os problemas estruturais que ainda temos no Rio Grande do Norte e adote as medidas para reduzir os gargalos que impõem entraves aos setores produtivos”, destaca.

O setor industrial do estado, de acordo com o Atlas da Indústria Estadual, elaborado pelo Observatório MAIS RN — núcleo de planejamento estratégico da FIERN —, tem 7.139 indústrias. Na distribuição por porte, 88,19% dessas empresas são micro; 10,1% pequenas; 1,48% médias, e 0,22% grandes. Esse levantamento indica que o setor tem, atualmente, 98.547 trabalhadores formais.  Outro indicador do Observatório MAIS RN, que realiza o acompanhamento da fiscal do estado mostra que as indústrias extrativa e de transformação já movimentaram em média R$ 67 milhões por dia (de janeiro a março de 2023), valor calculado com base nas emissões e movimentações de notas fiscais eletrônicas, tendo como fonte a Secretaria Estadual de Tributação.

Entre os principais setores industriais do estado, estão o de Energias, principalmente as renováveis, Petróleo e Gás e a Economia do Mar. Neste último, a FIERN conduz o Cluster Tecnológico Naval do RN — primeiro da região Nordeste —, que deve contribuir para ampliar esse potencial. “Podemos citar também outros setores que sempre se mostram com potencial, como a Construção Civil, Alimentos e Bebidas, Têxtil e Confecção e Mineração”, declara Amaro.

Dados do Mapa das Energias Renováveis, do Mais RN, mostram que atualmente o Estado possui 245 parques eólicos em operação, que juntos somam mais de 7,5 GW de potência fiscalizada. “A tendência é de uma ampliação ainda maior deste segmento, uma vez que as energias renováveis são vocação inegável do Rio Grande do Norte”, comenta o presidente da FIERN.

Já a indústria de Petróleo e Gás tem se recuperado e tem uma participação de quase 38% do PIB Industrial do RN. A Construção Civil, como segmento específico e próprio da indústria, representa quase 25% do PIB industrial.  O setor industrial de Alimentos tem 6,2% do PIB; o de Mineração, 7%; o Têxtil e de Confecções, 5%; o de Bebidas, 3%. O complexo de indústria química — plástico, borracha, produtos de limpeza —alcança uma participação próxima dos 3%.

Para impulsionar esse panorama da indústria potiguar e, assim, promover o desenvolvimento sustentável, a Federação das Indústrias atua na defesa do desenvolvimento industrial, apresentando propostas de ações que visam qualificar o ambiente de negócios. 

“A FIERN tem buscado o diálogo com os Poderes Públicos, defendido os legítimos interesses das empresas industriais, apontando caminhos para o crescimento da indústria e estudos que apontam a medidas que podem melhorar o ambiente de negócio”, afirma Amaro Sales.

Agenda Propositiva

A Agenda Propositiva 2023 para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte, elaborada pelo MAIS RN, defende propostas objetivas para Educação Pública, Lei de Concessões, Política de Turismo, Gestão de Ativos, Licenciamento Ambiental, Porto de Natal e Energias.  Neste mês de maio de 2023, o documento atualizado foi entregue ao governo do Estado. Uma versão anterior havia sido entregue em 2021.

“São sete áreas nas quais o documento destaca propostas essenciais que, em conjunto, têm a perspectiva de assegurar ao Rio Grande do Norte o crescimento sustentável”, aponta o presidente da FIERN.

Uma dessas propostas é a elaboração de um projeto de lei para definir uma política industrial de Estado e não apenas de governo. Também defende que sejam elaborados outros projetos de lei para quatro áreas: educação técnica, concessões, turismo e política ambiental. O documento mostra que a definição de legislações claras e modernas nessas áreas trará segurança jurídica e um ambiente favorável aos investimentos.

Por outro lado, o Sistema FIERN lança mão de diversas ações para garantir competividade à Indústria, fomentando o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte. “As quatros instituições que integram o Sistema Indústria no Rio Grande do Norte — FIERN, SESI, SENAI e IEL — têm ampla presença ou atuação no Rio Grande do Norte. São diversos e relevantes projetos, programas e serviços voltados ao ensino profissionalizante, à pesquisa aplicada, ao incentivo à inovação, à qualificação profissional, à saúde e segurança no trabalho, ao estágio, à qualificação e capacitação”, explica Amaro.

Para se ter uma ideia do quanto os números que demonstram essa atuação são expressivos. Em 2022, foram 130.648 pessoas beneficiadas nos programas de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) do SES-RN. Esses programas de SST chegaram a 947 empresas. Os eventos culturais promovidos pelo SESI-RN, em 2022, tiveram 35.744 espectadores.

Neste ano, no primeiro trimestre, as escolas do SESI de São Gonçalo do Amarante, Mossoró e Macau, somam 1.457 alunos matriculados. “São escolas de referência, com qualidade excepcional, que formam para a cidadania e asseguram aos jovens o acesso a habilidades que eles precisam no mercado de trabalho”, frisa o presidente do Sistema Indústria.

Os números do SENAI-RN também são bastante expressivos. Para citar 2022, mais recente período de doze meses consolidados, foram 25.701 em formação inicial, 5.426 em educação para o trabalho e 2.631 matrículas nos cursos de técnico em nível médio. 

O Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) também atua no sentido de desenvolver pesquisas voltadas a garantir o fortalecimento da indústria, com avanço da competitividade. A unidade traz soluções para ampliar a eficiência e geração de energias limpas. Atualmente, tem parcerias com importantes empresas interessadas no desenvolvimento desses projetos. 

SESI Cidadania leva serviços gratuitos do Sistema Indústria em Natal e Mossoró

A população de Natal e Mossoró tem acesso, nesta quinta-feira (25), a diversos serviços gratuitos oferecidos pelo SESI-RN. É o SESI Cidadania, com atividades nas áreas de saúde, esporte, educação, cultura e lazer, que acontece das 8h às 17h, no SESI Clube e Sesi Clínica, em Natal, e na SESI Clínica, em Mossoró. A ação faz parte das comemorações do Dia da Indústria promovidas pela FIERN e está dentro da programação de celebrações dos 70 anos da Federação.

Na área de saúde, são oferecidos para os trabalhadores da indústria e público em geral, atendimentos médicos e odontológicos, além de exames gratuitos, como audiometria, acuidade visual, circuito saúde e espirometria. Os atendimentos acontecem através de agendamento prévio no sympla.com/sesicidadania.

Na área da educação, duas oficinas gratuitas estão sendo disponibilizadas em parceria com o SENAI-RN e o IEL-RN, em Natal: “NR10: Riscos elétricos” e “Postura Profissional para Inserção no Mercado”. Completam o SESI Cidadania, demonstração do curso de Operação em Empilhadeira com utilização de simulador, mostra de robótica, atividades recreativas, pockets shows de teatro infantil e brinquedos infláveis.

Já em Mossoró, a ação acontece na SESI Clínica, que fica na Rua Silva Jardim, bairro Doze Anos. Serão oferecidas palestras na área de educação como “Gestão do tempo: aumentando a sua produtividade” e “Trabalho em equipe: Faça a diferença!”. Também haverá exposição de robótica e xadrez, com acesso livre. Das 8h às 17h serão realizadas ainda atividades recreativas, com pintura de rosto, show de mágica e brinquedos infláveis para crianças.

10º Prêmio de Jornalismo do Sistema FIERN

Ainda na programação de comemoração dos 70 anos, o Sistema FIERN realiza a 10ª edição do Prêmio de Jornalismo, que traz como tema “O desenvolvimento da indústria e da economia do RN a partir da atuação do Sistema FIERN em 70 anos”.

As categorias estão divididas em texto, vídeo, áudio, fotojornalismo, e categoria especial estudante. Podem concorrer profissionais autores de trabalhos veiculados em jornais, revistas, rádios, blogs, sites, portais e TVs do Rio Grande do Norte, no período de 31 de julho de 2022 a 31 de julho de 2023. O prazo para inscrições tem início no dia 7 de abril de 2023 e será encerrado no dia 31 de julho de 2023.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui