SELO BLOG FM (4)

Dia da Economia Solidária: Governo do RN já investiu mais de R$ 9 milhões no setor

PROJETO TEM VIABILIZADO, TAMBÉM JUNTO À SETHAS, A PARTICIPAÇÃO DE ARTESÃOS EM EXPOSIÇÕES DE TURISMO E FEIRAS DE AGRICULTURA. FOTO: ASSECOM

O Governo do RN vem desenvolvendo diversas ações robustas com foco na valorização da Economia Solidária para fomentar uma economia centrada na valorização do ser humano, lutando contra as desigualdades sociais, o desemprego e promovendo uma autonomia de ações coletivas. São 818 famílias do campo, de 40 associações, em 32 municípios, que estão sendo beneficiados diretamente, vendo crescer o respeito à vida, e fortalecendo o associativismo e a justiça social.

Neste 15 de dezembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Economia Solidária, o Poder Executivo estadual tem muitos resultados positivos a comemorar. Somente por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, via Secretaria de Trabalho e Ação Social (Sethas), estão sendo investidos mais de R$ 9 milhões na construção e equipagem de unidades de beneficiamento de frutas, pescados e outros gêneros alimentícios, cozinhas comunitárias, galpões de reciclagem, minifábricas têxteis e de artesanato, e unidades de comercialização da agricultura familiar, só para citar alguns exemplos.

Maria dos Anjos Pereira, mulher de fibra do município de Vera Cruz, conhece bem os impactos desse investimento. Ela e seus 29 companheiros e companheiras de luta da Associação de Proteção e Apoio à Maternidade, à Infância e ao Meio Rural (APAMI) foram beneficiados com a construção e manutenção de uma unidade de beneficiamento de alimentos e uma cozinha comunitária, e sabem bem a importância dessas ações.

“A partir do trabalho coletivo, podemos buscar um futuro melhor, seja trabalhando por uma renda extra ou pela principal para o sustento de nossas famílias”, destacou a beneficiada e tesoureira do grupo, explicando que a produção de bolos e refeições continuou mesmo durante a pandemia, seguindo os protocolos de segurança, e que espera continuar atendendo os mercados institucionais e privados.

“Essas ações buscam promover a igualdade, a solidariedade e a autogestão. Trabalhamos para que os empreendimentos gerem emprego e renda a seus pares mas, acima de tudo, que tenham crescimento e sustentabilidade”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, pontuando ainda que, a gratidão é ainda maior porque sua luta nesta área começou ainda quando deputado estadual, ao construir a Lei da Economia Solidária e vê-la sendo apresentada e aprovada na Assembleia Legislativa do RN.

Para além dessas iniciativas, o Projeto tem viabilizado, também junto à Sethas, a participação de artesãos em exposições de Turismo e feiras de agricultura, como a do Centro Administrativo que foi reaberta – em 9 de dezembro –totalmente remodelada e reestruturada.

A coordenadora de Economia Solidária da Sethas e presidente do Conselho Estadual de Economia, Lidiane Freire, falou da importância deste trabalho para o fortalecimento dos empreendimentos solidários.

“Hoje é dia de celebrar as práticas da economia solidária no Brasil, comemorar as nossas ações concretas que estruturam e fortalecem a autogestão, a produção e comercialização, gerando autonomia de milhares de trabalhadoras e trabalhadores de organizações associativas. É por isso que é tão importante fortalecer a política estadual de economia solidária, que vem construído instrumentos de identificação e apontado diretrizes prioritárias, tornando a temática transversal em muitas das políticas públicas direcionadas para setores populares do território potiguar”, finalizou.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui