SELO BLOG FM (4)

Dezembro Vermelho: Natal intensifica prevenção ao HIV e ISTs

FOTO: SMS

Iniciando as ações da Campanha Dezembro Vermelho, a Prefeitura do Natal, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira (1º), data em que se comemora o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o Seminário de HIV/Aids. O evento teve como objetivo capacitar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da rede para o cuidado e o incentivo à prevenção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) no município.

A vice-prefeita, Joanna Guerra, esteve presente e elogiou o trabalho da equipe, destacando a necessidade de abordar HIV e Aids, a compreensão da prevenção, a importância do tratamento e o enfrentamento ao preconceito. “Momentos como esses são essenciais para que vocês levem às unidades de saúde esse conhecimento, para que essas informações cheguem às pessoas e elas procurem o cuidado necessário, garantindo saúde, bem-estar e qualidade de vida”, afirmou.

A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Sandra Raissa Fernandes, explicou a escolha do encontro voltado aos ACS. “Os agentes de saúde têm um papel fundamental em todos os níveis de prevenção, especialmente por atuarem diretamente nos territórios. Queremos sensibilizá-los para que tenham um olhar atento nas visitas, orientando as pessoas a buscar tratamento e a conhecer melhor as formas de prevenção. Daremos todo o suporte necessário para fortalecer a saúde pública”, afirmou.

Durante o seminário, os profissionais foram apresentados ao fluxo de acolhimento de casos de HIV, Aids e ISTs na rede e conheceram o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), responsável pelo atendimento a pessoas convivendo com o HIV em Natal. Outro tema abordado foram os cuidados no pré-natal e os encaminhamentos necessários para gestantes com HIV positivo, com foco na prevenção da transmissão às crianças.

A equipe do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, vinculada ao Departamento de Atenção Básica (DAB) e ao Núcleo de Promoção à Saúde, apresentou dados epidemiológicos do município e reforçou as estratégias de prevenção, explicando a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), além dos locais onde os medicamentos são disponibilizados.

Dezembro Vermelho em Natal

A campanha Dezembro Vermelho tem como objetivo chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência e combate ao HIV/Aids e outras ISTs, bem como enfrentar a discriminação e promover os direitos das pessoas que convivem com essas doenças.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e podem ser transmitidas por contato sexual (oral, vaginal ou anal), além de ocorrerem pela via vertical — quando a transmissão se dá da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

No período de janeiro a outubro de 2025, Natal registrou 2.703 casos de ISTs. Desse total, 652 eram de HIV/Aids (24,1%), 1.962 de sífilis (72,5%) e 89 de hepatites virais (3,29%), conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN).

Tayane Oliveira, responsável técnica do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS, reforça que os serviços de saúde do município realizam acolhimento, diagnóstico e tratamento das ISTs e que o tratamento é fundamental para interromper a cadeia de transmissão. “Iniciamos hoje a campanha de promoção e prevenção ao HIV no município. Convidamos a população a procurar uma unidade de saúde, realizar o teste, solicitar preservativos e se prevenir. O HIV não tem cura, mas tem tratamento gratuito disponível”, explicou.

Ao longo de dezembro, as unidades de saúde reforçam as ações já ofertadas durante todo o ano, como a distribuição de preservativos masculinos e femininos, testes rápidos para detecção de ISTs e tratamento para sífilis.

O município também oferece a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em unidades de referência e a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e na Unidade de Saúde Mista de Mãe Luiza, medidas essenciais para reduzir o risco de infecção pelo HIV.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Comente aqui