Após dois anos de edições virtuais do Bloco A Banda, que se apresenta no Carnaval de Natal, a Detroit, famosa banda potiguar que estreou nos anos 80 acompanhando lendas da MPB como Armandinho, Dodô e Osmar, anuncia o retorno da agremiação carnavalesca ao Polo Ponta Negra. Os foliões acompanharão o Pranchão do grupo na terça-feira, 21 de fevereiro, com concentração às 17h30 ao lado da Faculdade Estácio de Sá, na marginal da Avenida Roberto Freire (próximo ao Praia Shopping), com saída às 18h30 em direção à Praça Ecológica (Gringo´s), na Av. Praia de Ponta Negra.
A festa gratuita acontece no formato de bloco de rua puxando os foliões pelas ruas. A banda Detroit se apresenta em cima de um pranchão (um trio elétrico de porte médio, cujo palco está localizado na parte inferior, bem perto do público). A folia é no ritmo de marchinhas e frevos potiguares que marcaram gerações nos carnavais de rua e de clube na capital nas últimas décadas. “Estamos muito ansiosos por esse retorno e estamos preparando uma festa linda. Temos um repertório genuinamente potiguar, que traz as boas lembranças de quem viveu os sucessos locais e gosta de viver o melhor do Carnaval de Natal”, destaca o músico Munir Faraj, líder do grupo.
E, como a banda reúne velha e nova geração de músicos, Munir Neto, tem o desafio de mesclar as tradicionais canções com arranjos atuais, conferindo aos hits da banda a pegada moderna que atrai novos públicos com repertório eletrizado. “O show só é possível graças ao patrocínio da Prefeitura do Natal e Unimed Natal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura Djalma Maranhão, que aprovam criteriosamente projetos culturais da cidade, dando incentivo para continuarmos nos dedicando à produção local. Contamos com a participação de todos os norte-rio-grandenses que apreciam boa música e valorizam a identidade musical potiguar”, destaca a empresária Iara Faraj.
A Banda Detroit estreou em 1980, com a formação Munir Faraj (contrabaixo e voz), Wallid (guitarra), Marcelo (guitarra e voz) e Fernando (bateria). Hoje, a banda ainda conta com Munir Faraj, seu filho Munir Junior e músicos convidados. É a banda potiguar que primeiro registrou em disco os hinos de blocos alegóricos como “Meninões”, “Jardim de Infância”, “Ressaka”, “Bakulejo”, Saca-Rolha, Puxa-Saco, Kuxixo e muitos outros blocos de época. Seu repertório privilegia compositores locais como Babal, Carlos Castim, Delio Miranda, Leonardo Cavalcanti. Lá, os foliões curtirão as composições que marcaram a folia local em versões atualizadas. Um exemplo é “Alegres Meninos”, hino oficial do saudoso bloco “Meninões”, cujo refrão dizia “Lindas criaturas, em busca de aventuras/Sacodem, agitam, enterram, antigos tabus/Que os corpos se abraçam e se beijam suados e nus/É genial revirar Natal no carnaval…”